Municípios Pesquisa e Inovação

"A Terra é azul": há 60 anos, o homem chegava à órbita do planeta

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

12/04/2021 às 11:58:17 - Atualizado há

Em 12 de abril de 1961, Blue Moon, canção regravada por The Marcels estava no topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos

Nesta mesma data, a então União Soviética caminhava rumo ao espaço ao lançar o primeiro homem em um voo tripulado para orbitar a Terra.

O major russo, de 27 anos, Iuri Gagarin entrou a bordo da vostok 1- cápsula de pouco menos de 2,5 metros – e deu uma volta completa ao redor do planeta.

Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a terra do alto e constatar de que cor ela é.

''A Terra é azul'' é uma das frases mais célebres da humanidade.

O voo espacial durou menos de duas horas, mas até hoje é considerado o pontapé inicial na corrida espacial disputada, à época, com os Estados Unidos, e em meio a um mundo marcado pela Guerra Fria.

Gagarin voltou ileso ao chão, o que consagrou o sucesso da missão Vostok, que só então foi comunicada oficialmente à população e ao mundo.

Pela façanha , o 12 de abril virou feriado nacional e neste ano, segundo a embaixada russa no Brasil, será marcado por celebrações pontuais devido à pandemia. E na última sexta-feira (9) um voo tripulado por dois cosmonautas russos e um astronauta americano foi enviado à Estação Espacial Internacional.

Após o voo de Gagarin, há 60 anos, os Estados Unidos enviaram o primeiro homem à órbita do planeta e logo mais à frente, em 1969, Neil Armstrong pisou na Lua.

Feito não testemunhado por Iuri Gagarin que morreu aos 34 anos durante um treinamento de voo, em 1968.

De camponês a aviador, até entrar para história da humanidade..Gagarin disse ter pavimentado o caminho do homem no espaço. E para o mundo, ele mostrou que nada é impossível

Yuri Gagarin in the Vostok 1

© Ministério da Defesa da Federação Russa/Direitos reservados

Pesquisa e Inovação Neste dia, russo Iuri Gagarin avistou a Terra do espaço e fez história Brasília “A Terra é azul”: há 60 anos, o homem chegava à órbita do planeta 12/04/2021 - 11:29 Priscilla Mazenotti/ Nathália Mendes Adrielen Alves Yuri Gagarin Iuri Gagarin Universo Rússia Inpe embaixada russa Adrielen Alves segunda-feira, 12 Abril, 2021 - 11:29 2:06
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade