Municípios Pesquisa e Inovação

Sensor detecta presença de antibiótico em esgotos

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

03/04/2021 às 13:02:25 - Atualizado há

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Université Laval, do Canadá, levou à criação de um sensor capaz de identificar a presença de um tipo específico de antibiótico, a ciprofloxacina (usada no tratamento de bronquite, sinusite e outras infecções), em esgotos.

De acordo com a pesquisadora Rafaela Lamarca, as estações de esgoto não foram projetadas para removerem completamente esses compostos e biosensor pode ser aplicado no tratamento de resíduos.

O professor do Instituto de Química da Unesp, Paulo Gomes, orientador da pesquisa, conta que a equipe pretende dar continuidade aos estudos e criar sensores que possam até mesmo detectar , nos esgotos, outros contaminantes como o novo coronavírus. O custo estimado do sensor é de US$ 2 (R$ 12). O estudo envolveu cinco pesquisadores da Unesp em Araraquara e um pesquisador da Universidade de Minas Gerais.

Pesquisa e Inovação Brasília 03/04/2021 - 12:12 Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional pesquisa sábado, 3 Abril, 2021 - 12:12 2:49
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade