Municípios Tecnologia

Índia abre investigação sobre nova política de privacidade do WhatsApp

Autoridade de concorrência acusa aplicativo de violar leis antitrustes do país. Alteração na política de privacidade prevê o compartilhamento de...

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

24/03/2021 às 14:59:29 - Atualizado há
Autoridade de concorrência acusa aplicativo de violar leis antitrustes do país. Alteração na política de privacidade prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook, dono do app. Autoridade acusa WhatsApp de violar leis antitrustes do país.

REUTERS/Thomas White

O órgão de defesa da concorrência de mercado da Índia abriu uma investigação contra o WhatsApp nesta quarta-feira (24). No processo, o aplicativo de mensagens é acusado de violar as leis antitrustes do país com sua nova política de privacidade.

Em janeiro passado, o WhatsApp anunciou que iria compartilhar novos dados com o Facebook, dono do app de mensagens. A mudança, prevista para começar a valer no Brasil em 15 de maio, gerou críticas.

Para continuar utilizando o app com todas a suas funcionalidades, será necessário aceitar os novos termos até a data estabelecida.

Seis perguntas sobre a nova política de privacidade do WhatsApp

Acusação de "conduta exploradora"

A Comissão de Concorrência da Índia (conhecida pela sigla CCI, em inglês) disse que o WhatsApp violou as leis de concorrência "por meio de sua conduta exploradora e excludente ... disfarçada de atualização de política", segundo a agência Reuters.

A autoridade pediu prazo de 60 dias para a apresentação do relatório, em um tipo de levantamento que costuma levar meses no país.

O compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook foi classificado como algo que "não é totalmente transparente nem baseado no consentimento voluntário e específico do usuário".

Com mais de 500 milhões de usuários no país, a Índia é o maior mercado do WhatsApp.

O que vai mudar?

A mudança na política de privacidade prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook, dono do app.

Os termos preveem que dados gerados em interações com contas comerciais, como as de lojas que atendem pelo WhatsApp, poderão ser utilizados pelas empresas para direcionar anúncios no Facebook e no Instagram.

WhatsApp e Facebook: ENTENDA o compartilhamento de dados

Embora o WhatsApp afirme que as novidades da política de privacidade estão centradas em interações com empresas, o novo texto indica a coleta de informações que não estavam presentes na versão anterior do documento.

Entre elas: carga da bateria, operadora de celular, força do sinal da operadora e identificadores do Facebook, Messenger e Instagram que permitem cruzar dados de um mesmo usuário nas três plataformas.

O aplicativo mostra em seus termos quais são os fins da coleta de dados, como utilização das informações para melhorias no serviço ou integração entre plataformas. Porém, não há um detalhamento individual sobre a finalidade dos dados armazenados pela companhia.

Saiba como proteger seus dados na internet
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade