Municípios Pesquisa e Inovação

Nanosatélite brasileiro será lançado ao espaço neste sábado

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

19/03/2021 às 12:24:39 - Atualizado há

Ao redor do planeta Terra circulam cerca de 5 mil satélites, produzidos para os mais diversos usos: de comunicação, meteorológicos, militares, científicos. Cerca de metades deles já estão inativos, se transformando em lixo espacial.


E com mais países investindo na tecnologia aeroespacial, inclusive o Brasil, teremos cada vez mais desses satélites orbitando a Terra, como o Amazonas-1, projetado totalmente no país e lançado no final de fevereiro, pesando mais de 600 quilos e com 2 metros de cumprimento.


Mas, outros pequenos equipamentos são cada vez mais numerosos no nosso céu. O NanosatC-BR2 é um nanosatélite produzido pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,. Tem apenas 2 quilos, a forma de cubo e cabe na palma da mão. Será lançado neste sábado (20), do Cazaquistão, pegando carona no foguete russo Soyuz-2.ok


Com Apoio da Agência Espacial Brasileira, AEB, esse pequeno aparelho vai ajudar a estudar e monitorar, em tempo real, o campo magnético do planeta, em especial no hemisfério sul, e seu efeito sobre o Brasil..


Além de coletar dados do espaço, os nanosatélites são importantes para formação de técnicos e o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial no país, como explica o presidente da AEB, Carlos Teixeira Moura.


O NanosatC-BR2 será a segundo modelo de nanosatélite científico universitário do Brasil. O primeiro, lançado há mais de 6 anos, era menor ainda, e continua enviando diversos dados para pesquisas. A construção desses pequenos satélites é considerada barata e de rápido desenvolvimento. A AEB estima ter investido cerca de R$1 milhão no projeto.


Carlos Teixeira Moura explica que o desenvolvimento desta tecnologia também é importante para integrar políticas públicas.


O nanosatélite vai ser lançado do Cazaquistão as 3 da madrugada deste sábado. O lançamento pode ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no endereço: youtube.com/MCTIC

Pesquisa e Inovação NanosatC-BR2 vai estudar o campo magnético da Terra Brasília 19/03/2021 - 08:36 Gésio Passos Ciência nanosatélite Gésio Passos sexta-feira, 19 Março, 2021 - 08:36 3:23
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade