Politica Paraíba

Lotes de vacinas imunizarão 61% dos profissionais da Saúde já na 1º fase da campanha na Paraíba

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

25/01/2021 às 16:02:20 - Atualizado há

Os lotes de vacinas imunizarão 61% dos profissionais da Saúde já na primeira fase da campanha na Paraíba. A informação foi confirmada pelo secretário Estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, nesta segunda-feira (25).

De acordo com o secretário, em relação aos lotes recebidos, por precaução, será utilizado apenas 50% das vacinas Coronavac porque o Estado teme não haver tempo hábil para recebimento da segunda dosagem necessária.

Já em relação a vacina AstraZeneca, o secretário afirmou que 100% do total recebido será utilizado devido a existência de uma janela de tempo suficiente para o Governo receber o novo lote que será destinado para a aplicação da dosagem complementar que será necessária para aplicação 12 semanas após a primeira dosagem.

Astrazeneca

Os executivos da empresa fabricante da vacina AstraZeneca, que desenvolveu a dosagem em parceria com a Universidade de Oxford, já anunciaram porém, na sexta-feira (22) a possibilidade de um atraso significativo na entrega dos lotes com as ampolas aguardadas.

Segundo os executivos o prazo de entrega não poderá ser cumprido, pelo menos até o final de março, por causa da produção reduzida em uma fábrica na Bélgica.

“Os volumes iniciais serão mais baixos do que se imaginou originalmente devido à produção reduzida em uma instalação de fabricação de nossa cadeia de suprimento europeia”, dizem no comunicado.

Coronavac

O Instituto Butantan, por sua vez, que é responsável pela produção da vacina Coronavac no Brasil, prezando pelo aproveitamento máximo das campanhas de imunização contra o vírus da Covid-19 no país, emitiu uma nota alertando os profissionais da Saúde orientando sobre a possibilidade de um melhor aproveitamento das doses enviadas para os Estados.

Segundo o Instituto, cada frasco pode render até duas doses a mais.

“A instituição observa que cada frasco possui, nominalmente, 10 doses, mas que, seguindo as boas práticas de fabricação, é envasado um volume maior que, se retirado com cuidado das ampolas pelos profissionais das unidades de saúde, pode render até duas doses a mais”, disse a instituição, em nota. “Cada ampola da vacina tem 6,2 ml. Isso pode contribuir para imunizar um maior número de pessoa a cada frasco aberto”, completou.

 

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade