Paraíba

Mais um paciente transferido de Manaus para tratamento da Covid-19 na Paraíba vai para UTI

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/01/2021 às 14:12:43 - Atualizado há
Ao todo, duas mulheres e um homem precisaram de terapia intensiva após a chegada do grupo em João Pessoa. Familiar de um paciente também testou positivo para a doença. Pacientes que chegaram de Manaus receberam suporte médico na Paraíba até a chegada no hospital

Oriel Farias/Arquivo Pessoal

Mais um paciente que foi transferido de Manaus para tratamento da Covid-19 em João Pessoa precisou ser internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Ao todo, duas mulheres e um homem precisaram de terapia intensiva após a chegada à Paraíba. O demais amazonenses continuam estáveis na enfermaria.

Dois pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19 na Paraíba vão para UTI

Sobe para 16 o número de pessoas do Amazonas internadas no HU de João Pessoa com Covid-19

Inicialmente 15 pacientes ficaram uma ala de enfermaria exclusiva. Um 16º amazonense foi internado na terça-feira (19). Trata-se de um familiar de um dos 15 pacientes transferidos no domingo (17).

A média de idade dos pacientes gira em torno dos 50 anos e todos apresentavam condição clínica estável, conforme a assessoria de comunicação da unidade de saúde. Os 15 pacientes, dos quais 12 são homens e três mulheres, foram submetidos à coleta swab, para o exame RT-PCR, e também a exames de sangue, a fim de identificar o estado geral de saúde. Após a internação no HULW, a bagagem dos pacientes passou por um processo de higienização.

As equipes médicas fizeram contato direto com os familiares para aqueles pacientes que tinham condições de conversar, já que não foi permitido o transporte dos acompanhantes. Os parentes dos pacientes mais debilitados receberam notícias por meio dos psicólogos responsáveis.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, disse que a disponibilização de leitos não compromete a capacidade de atendimento para as pessoas que residem no estado.

De acordo com o secretário, a unidade de saúde é referência pediátrica e funciona apenas como retaguarda para pacientes de enfermaria adulta. Desde a quinta-feira (14), o hospital tinha definido que 15 leitos de enfermaria da unidade hospitalar seriam reservados para esse fim.

A enfermaria do HU está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Cerca de 60 profissionais estão envolvidos na ação.

As transferências ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações por Covid-19 e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Pelo menos 235 pacientes do Amazonas serão levados a outros seis estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, conforme informou o governador Wilson Lima. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Também de acordo com o governador Wilson Lima, além da Paraíba, os pacientes serão transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade