Politica Paraíba

"Se Liga No Enem PPL" prepara candidatos privados de liberdade

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/01/2021 às 12:43:03 - Atualizado há

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), deu início, nessa terça-feira (19), ao projeto "Se Liga no ENEM PPL – Educando para Liberdade". O lançamento do projeto aconteceu no Presídio Padrão de Santa Rita, em formato de aulão, com o objetivo de preparar as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que será realizado no mês de fevereiro.

O projeto é a ampliação do Programa Se Liga No Enem, agora direcionado aos estudantes privados de liberdade. Uma experiência inicial no campo da Educação em Presídios desenvolvida em 53 unidades prisionais da Paraíba, que visa oferecer um material didático de estudos preparatório para o ENEM PPL. No total, 764 estudantes privados de liberdade entre homens e mulheres se inscreveram no Enem 2020.

A ação seguiu os protocolos sanitários da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção da Covid-19, e contou com a participação do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza, a coordenadora da Educação em Presídios da Secretaria de Estado da Educação, Eliane Aquino, e 10 estudantes privados de liberdade, representando todos os estudantes das unidades prisionais da Paraíba.

Foram entregues apostilas com simulados, cuja revisão será feita online, pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graciliano Ramos e pelos professores do Programa Se Liga no Enem, por meio de videoaulas, podcast, TV e rádio. O projeto foi elaborado pela Gerência Executiva da Educação de Jovens e Adultos (GEEJA) no campo da Educação em Presídios.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza, “o projeto Se Liga No Enem PPL é fundamental para os reeducandos e reeducandas que irão participar do ENEM. Os professores irão acompanhar os estudantes privados de liberdade até o dia da prova, tirando as dúvidas por meio de videoaulas e podcast”, contou.

Juvani Ferreira está privado de liberdade e vê nesse projeto a oportunidade de cursar o ensino superior. “Para mim é bastante interessante participar desse aulão, por estar privado de liberdade, a gente vê que é uma oportunidade muito grande de participar do Enem com melhor preparação, não só para mim como para os demais companheiros. A princípio pretendo cursar Direito, mas a oportunidade que aparecer vou agarrar com unhas e dentes”, planejou.

As provas para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, nas próprias unidades prisionais ou socioeducativas. O conteúdo tem o mesmo nível de dificuldade do exame tradicional e conta com 180 questões objetivas divididas em Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.

ENEM PPL – O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.

O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O número crescente de participantes revela o sucesso da iniciativa, possível pela parceria do MEC e do Inep com as secretarias estaduais de segurança pública, de administração penitenciária, de direitos humanos e de educação.

Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
Contato Editorial: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade