Paraíba

Autora de redação nota mil do Lá Vem o Enem comemora semelhança de treino com prova: "ajudou bastante"

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

18/01/2021 às 21:15:13 - Atualizado há
Pâmela atingiu nota máxima na plataforma com redação sobre “os cuidados com a saúde mental no Brasil”. Pronta para cursar o último ano do ensino médio, ela tem o sonho de ser médica. Redação de Pâmela aborda 'os cuidados com saúde mental no Brasil'

Jornal da Paraíba/Reprodução

Pâmela Lorrane Sousa Lima, de 16 anos, foi a primeira estudante a alcançar nota máxima na plataforma gratuita de correção de textos do projeto Lá Vem o Enem. A redação nota mil escrita por ela, durantes os treinos, teve tema semelhante ao proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio, no domingo (17).

Redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'

Autora de 1ª redação nota mil do Lá Vem o Enem tem sonho de ser médica

O texto que Pâmela enviou para a plataforma falou sobre “os cuidados da saúde mental no Brasil”. Já o cobrado na prova do Enem foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

As temáticas têm relação com a carreira da medicina, que ela tem o sonho de seguir.

“É uma profissão tão linda. Você ajudar o próximo, salvar a vida de alguém. Ou apenas aliviar a dor dessa pessoa. Pra mim significa tudo”, destacou.

Autora de 1ª redação nota mil do Lá Vem o Enem tem sonho de ser médica

Pâmela Lima/Arquivo pessoal

Pâmela ficou feliz e surpresa com a semelhança. A diferença no foco dos textos, no entanto, exigiu algumas adaptações.

“Com certeza ajudou bastante. Eu pude recuperar os argumentos que fiz na plataforma”, destacou.

Apenas no Enem 2021 Pâmela vai fazer as provas para entrar em um curso superior. Mesmo ansiosa, ela tem a certeza de que tem tempo e disposição suficientes para treinar ainda mais os conhecidos que acumulou.

Projeto "Lá vem o Enem 2020" acerta tema da redação

O “Lá vem o Enem 2020” acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com proposta de produção textual sobre “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, neste domingo (17). O serviço disponibilizou correção de textos em uma plataforma gratuita e um podcast com discussão sobre o assunto.

Ouça o episódio #7 do podcast Lá Vem o Enem 2020

Veja a página especial do Lá Vem o Enem 2020

O tema foi discutido no sétimo episódio do podcast "Lá Vem o Enem 2020", com abordagem geral sobre os cuidados com a saúde mental no Brasil.

O repórter Ítalo Di Lucena recebeu a professora de redação e especialista em língua portuguesa, Lorena Ponce de Leon, que explicou como o tema pode ser abordado dentro da prova do Enem.

"O INEP e o MEC acertaram em trazer esse trema tão importante para que 6 milhões de estudantes reflitam o impacto que tem tanta discriminação e preconceito ao se desenvolver um transtorno mental. Realidade de muitos jovens, sobretudo no último ano de 2020”, pontuou.

Já o psiquiatra Alfredo Minervino relacionou a falta de uma condição clara de prioridade à saúde mental com o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

“O fato de a saúde mental não ser prioridade é muito grave. Até porque o próprio problema que tem relacionado à saúde mental, ou seja, os transtornos mentais, eles são vistos ainda com certo preconceito e as pessoas não se importam muito com os padecentes do transtorno mental. E aí ela passa a não ser uma condição clara de prioridade [...]. Essas pessoas são vistas como pessoas fracas, que não têm uma relação de reação boa com o que chega até elas”, destacou.

Lá Vem o Enem 2020

Realizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é um projeto regional de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em parceria com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Neste segundo ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, o G1 Paraíba e o Jornal da Paraíba estão produzindo conteúdos cross media que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

Na TV, o Lá Vem o Enem tem um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. No mesmo dia, o jornalista ainda conduz uma coluna nos programas CBN João Pessoa e CBN Campina, além do podcast Lá Vem o Enem.

No G1, o projeto conta com uma editoria especial com todas as informações sobre o Enem, videoaulas e simulados exclusivos, além da transmissão de um aulão preparatório.

Vídeos do Lá Vem o Enem 2020
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade