Municípios Mundo

Alexei Navalny anuncia que vai voltar à Rússia no domingo

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

13/01/2021 às 07:32:00 - Atualizado há
Opositor russo, que foi alvo de envenenamento na Rússia em agosto e atualmente se recupera na Alemanha, acusa o presidente Vladimir Putin de tentar matá-lo. Foto mostra líder da oposição russa, Alexei Navalny, participando de uma passeata em Moscou em fevereiro de 2019

Pavel Golovkin/AP

O opositor russo Alexei Navalny, que foi alvo de envenenamento na Rússia em agosto e atualmente se recupera na Alemanha, anunciou nesta quarta-feira (13) que retornará ao seu país no domingo (17) mesmo com a ameaça de ser preso.

Navalny acusa o presidente russo, Vladimir Putin, de ser o responsável pelo envenenamento e diz que queriam matá-lo para remover a ameaça que ele representa nas eleições parlamentares de 2021.

"Afirmo que Putin está por trás do ato, não vejo nenhuma outra explicação", afirmou Navalny à revista alemã Der Spiegel em outubro, em sua primeira entrevista após receber alta de um hospital em Berlim.

Na ocasião, ele havia prometido voltar à Rússia. "Não vou dar a Putin o presente de não voltar à Rússia. Não voltar significaria que Putin alcançou seu objetivo".

Nesta quarta, em um vídeo publicado em uma rede social, o opositor de 44 anos afirmou que "Putin, que ordenou meu assassinato, agora manda seus servos fazerem de tudo para que eu não volte".

O governo russo nega qualquer envolvimento em seu envenenamento. Médicos russos que trataram de Navalny antes de ele ser transferido para a Alemanha disseram não ter encontrado nenhum veneno em seu corpo.

Envenenamento por Novichok

Navalny desmaiou em um voo de Tomsk, na Sibéria, para Moscou, em 20 de agosto, e só sobreviveu porque o avião fez um pouso de emergência em Omsk, onde foi levado às pressas para a UTI.

Ele foi contaminado pelo agente nervoso Novichok e chegou a ficar alguns dias internados no país, mas acabou transferido em coma induzido para a Alemanha, onde ficou 32 dias internado.

Durante a recuperação, Navalny afirmou que tinha alucinações, fraqueza muscular e insônia.

Inicialmente, pensava-se que o veneno estava em um chá que ele tomou no aeroporto de Tomsk, antes de embarcar. Mais depois se descobriu que traços do veneno foram encontrados em uma garrafa de água no hotel onde Navalny estava hospedado.

Os agentes Novichok, desenvolvidos por cientistas soviéticos durante a Guerra Fria, são extremamente tóxicos. Uma pequena quantidade da substância pode matar.

SUBSTÂNCIA NEUROTÓXICA: O que é Novichok

Veja vídeos das principais notícias internacionais
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade