Municípios Mundo

Com taxa de infecção em alta, Alemanha deve prorrogar restrições contra o novo coronavírus

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

03/01/2021 às 15:51:14 - Atualizado há
Confinamento parcial, com fechamento de escolas e comércios não essenciais, além de restrições a viagens, vigora até dia 10 de janeiro. Mulheres usam máscaras em frente à loja de departamento em Berlim, na Alemanha. O país entrou em 2021 em confinamento parcial, que deve ser prorrogado.

Michael Sohn/AP

A Alemanha deve estender o bloqueio em todo o país para além do dia 10 de janeiro de forma a conter as taxas de infecção por coronavírus que seguem altas, com os casos de Covid-19 sobrecarregando hospitais e profissionais de saúde, disseram autoridades neste fim de semana.

Até o dia 10 de janeiro, vigora no país um confinamento parcial, que inclui o fechamento de escolas, comércios não essenciais e restrição de viagens e contatos sociais.

A chanceler Angela Merkel e os líderes regionais devem concordar em estender as restrições assim que se reunirem na próxima terça-feira (5). Ainda não está claro por quanto tempo durará a prorrogação.

"Os números ainda são muito altos, então teremos que prolongar as restrições", disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, à emissora RTL em entrevista na noite de sábado (2).

As taxas de infecção teriam que ser reduzidas de forma sustentável, disse Spahn, antes de acrescentar: "É melhor isso do que afrouxar muito cedo e então, talvez em poucas semanas, enfrentar novas dificuldades."

A Alemanha impôs restrições sociais mais rígidas antes do Natal, incluindo o fechamento de restaurantes e da maioria das lojas. Mesmo assim, as infecções continuaram a aumentar e o número de mortos ultrapassou 1.000 em alguns dias.

A taxa de incidência de novas infecções em sete dias está atualmente na casa de 140 contaminados a cada 100.000 pessoas – bem acima da meta de 50 pessoas por 100.000 habitantes que as autoridades concordaram que seria segura o suficiente para aliviar as restrições.

Com uma nova variante do coronavírus mais infecciosa circulando, alguns políticos e líderes da área de saúde estão pedindo que as restrições sejam suspensas somente quando a taxa de incidência de novas infecções em sete dias cair para 25.

Alemanha confirma 1º caso de mutação do coronavírus

Vacinação

No último dia 26, uma mulher de 101 anos foi a primeira alemã a receber a vacina contra o coronavírus. Ela recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech. No mesmo dia, os 16 estados alemães receberam cerca de 10 mil doses do imunizante.

O programa de imunização é organizado de forma regional e tem como prioridade atender a asilos e clínicas para idosos. O país já tem mais de 400 centros de vacinação para atender seus cerca de 83 milhões de habitantes.

O governo federal planeja distribuir mais de 1,3 milhão de doses para as autoridades de saúde locais até o fim de 2020 e mais 700 mil doses por semana durante o mês de janeiro.

Em lockdown, Alemanha tem queima de fogos para comemorar a chegada de 2021
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade