Municípios Mundo

Calendário da vacinação contra a Covid pelo mundo: veja cronograma dos primeiros países a vacinarem

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

05/12/2020 às 05:52:39 - Atualizado há
Rússia já começou; Reino Unido tem planos de iniciar na semana que vem. Veja o calendário do início da vacinação em massa contra a Covid-19 pelo mundo

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (4), que pretende imunizar 2 milhões de pessoas contra a Covid-19 ainda este mês. Na quarta, o Reino Unido anunciou que começaria a vacinar a população na semana que vem. Vários outros países europeus também fizeram anúncios.

Veja, abaixo, o que se sabe sobre o início da vacinação em cada país:

Alemanha

Previsão de início: ainda em dezembro, mas com data não confirmada. No fim de novembro, a previsão era vacinar 450 mil moradores de Berlim, a capital, até a metade do mês, com 20 mil imunizações diárias. Pessoas com dificuldade de mobilidade serão vacinadas em casa.

Quem terá prioridade: ainda não está definido, mas instituições de pesquisa e um comitê de ética sugeriram, em um documento, que idosos e pessoas que pertencem ao grupo de risco, como diabéticos, obesos e hipertensos, deverão ter prioridade. Também entram na lista profissionais de saúde, bombeiros, policiais, professores e educadores.

Como será: vacinação voluntária e gratuita.

Etapas seguintes: ainda sem definição. Segundo o chefe do painel de vacinas do país, demorará até 2022 para vacinar toda a população.

Quantas doses deve comprar: já garantiu 300 milhões de doses de diferentes fabricantes.

Bulgária

Previsão de início: ainda incerta. O Ministério da Saúde já disse que espera começar a vacinação uma semana após a chegada das primeiras 125 mil doses da vacina da Pfizer, previstas para o fim de dezembro.

Quem terá prioridade: médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos.

Como será: vacinação voluntária e gratuita.

Etapas seguintes: Segundo o plano voluntário, professores, pessoas em lares de idosos e trabalhadores em fazendas de visons serão vacinados em seguida. Depois virão trabalhadores de serviços sociais e de empresas de infraestrutura crítica e pessoas com mais de 65 anos.

Quantas doses deve comprar: de 12 a 13 milhões, por cerca de 250 milhões de euros (R$ 1,56 bilhão). Freezers já estão sendo preparados para armazenar a vacina da Pfizer, que precisa ficar a uma temperatura de -70°C. O Parlamento apoiou o plano do governo de participar de um esquema da União Europeia e obter vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Sanofi.

Portugal

Previsão de início: janeiro de 2021. A primeira etapa de vacinação deve terminar até fevereiro, e, se houver atrasos, pode acabar em abril. A intenção é vacinar quase 10% da população nessa fase.

Quem terá prioridade: Pessoas com mais de 50 anos com doenças preexistentes, profissionais da linha de frente – como da saúde, da segurança e militares, pessoas em casas de repouso e unidades de terapia intensiva.

Como será: vacinação voluntária e gratuita.

Etapas seguintes: 2,7 milhões de pessoas deverão ser imunizadas na segunda fase de vacinação – incluindo pessoas com mais de 65 anos. O resto da população será vacinado em uma terceira etapa.

Quantas doses deve comprar: 22 milhões, por 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,25 bilhão). Assinou acordos com os fabricantes potenciais CureVac, Pfizer-BioNTech, Moderna, Johnson, Sanofi e GSK. A Pfizer já disse que as primeiras doses podem chegar ao país nos primeiros dias de 2021.

Vacina da Pfizer contra Covid usa tecnologia chamada de RNA mensageiro; veja como funciona

Reino Unido

Previsão de início: 8 de dezembro, segundo o chefe do NHS, o serviço público de saúde britânico, Chris Hopson. A expectativa é de começar a vacinação com 800 mil doses disponíveis já na semana que vem. No dia 3, Hopson disse em uma rede social que essas doses podem ser as únicas que o país receberá "por um tempo".

Quem terá prioridade: Idosos em casas de repouso e funcionários foram colocados no topo da lista de prioridades recomendada pelo Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI). Depois vêm os maiores de 80 anos e as equipes de saúde e atenção da linha de frente. Em seguida, nesta ordem: pessoas acima de 75, 70 e 65 anos; pessoas de 16 a 64 anos com doenças preexistentes; pessoas acima de 60, 55 e 50 anos.

Como será: vacinação voluntária e gratuita.

Etapas seguintes: A segunda fase da vacinação provavelmente terá como alvo aqueles com maior risco de exposição ocupacional e/ou prestação de serviços públicos essenciais, incluindo professores e trabalhadores de transporte. Depois virá o resto da população.

Quantas doses deve comprar: já adquiriu 40 milhões da vacina da Pfizer/BioNTech, suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas.

Rússia

Previsão de início: já começou para parte da população. Até o dia 4 de dezembro, mais de 100 mil pessoas já haviam sido vacinadas, segundo o governo. A meta é que 2 milhões sejam imunizadas até o fim do mês. Campanha em Moscou começa no dia 5, com prioridade para grupos de alto risco.

Quem terá prioridade: Grupos com maior risco – como profissionais de saúde, professores e trabalhadores de transporte.

Como será: vacinação voluntária e gratuita.

Etapas seguintes: uma segunda candidata desenvolvida e aprovada no país, a EpiVacCorona, também deverá ser aplicada em massa no ano que vem.

Quantas doses deve comprar: produziu a própria vacina, a Sputnik V. Expectativa é fazer parcerias internacionais para produzir a vacina, que é aplicada em duas doses, para mais de 500 milhões de pessoas no mundo em 2021.

VÍDEOS: Veja novidades sobre vacinas contra a Covid-19
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade