Saúde

Progresso das vacinas contra a Covid dá 'tranquilidade', mas não é sinal de que a pandemia acabou, diz OMS

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

04/12/2020 às 17:51:43 - Atualizado há
"Vacinas e [campanhas de] vacinação não resolverão por si só o problema", disse o diretor Michael Ryan. "Nem todo mundo terá acesso às vacinas no início do ano que vem". OMS alerta que pandemia não acabou, apesar de progresso nas vacinas

A distribuição das vacinas contra a Covid-19 não eliminará a pandemia, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (4). "As vacinas não significam zero Covid. Vacinas e [campanhas de] vacinação não resolverão por si só o problema", explicou o diretor de Emergências da OMS, Michael Ryan.

"Nem todo mundo terá acesso às vacinas no início do ano que vem" - Michael Ryan, diretor de Emergências da OMS

O Reino Unido se tornou na quarta-feira, o primeiro país ocidental a aprovar o uso de uma vacina contra a pandemia.

Rússia diz que já vacinou 100 mil pessoas contra Covid-19 e pretende chegar a 2 milhões ainda em dezembro

Bahrein é o segundo país a aprovar a vacina da Pfizer e BioNTech

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o progresso vivido nesse ano no campo das vacinas "nos dá tranquilidade, podemos começar a ver uma luz no fim do túnel".

"Mas a OMS está preocupada diante da crescente percepção de que a pandemia acabou", alertou.

"A verdade é que nesses momentos, muitos países estão sofrendo uma alta transmissão do vírus, o que impões uma enorme pressão nos hospitais, nos cuidados intensivos (UTIs) e aos profissionais da saúde", completou.

Pobres pisoteados pelos ricos

Em outro evento, a cúpula virtual da ONU sobre a pandemia do coronavírus, o diretor-geral da OMS alertou para a preocupação com os mais pobres.

"Mas deixe-me ser claro. Simplesmente não podemos aceitar um mundo no qual os pobres e marginalizados sejam pisoteados pelos ricos e poderosos na corrida pelas vacinas", ressaltou Tedros.

"Esta é uma crise global e as soluções devem ser compartilhadas equitativamente como bens públicos globais. Não como matérias-primas privadas que aumentam as desigualdades e se tornam mais um motivo pelo qual algumas pessoas são deixadas para trás", acrescentou.

O diretor da OMS também alertou que o mundo tem muitos outros desafios. "Não existe vacina contra a pobreza, não existe vacina contra a fome. Não existe vacina contra a desigualdade. Não existe vacina contra as mudanças climáticas", afirmou.

Tedros, um médico e diplomata etíope, elogiou os países por fornecerem vacinas, testes e tratamentos gratuitos para a doença, mas questionou o motivo de não haver esforços semelhantes com outras doenças já existentes, como câncer, tuberculose ou HIV/AIDS, ou para necessidades como cuidados maternos.

"A pandemia apenas ressaltou por que a cobertura universal de saúde é tão importante", finalizou.

VÍDEOS: novidades sobre a vacina contra a Covid
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade