Municípios Economia

Produtividade de servidores é menor em home office, diz estudo

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

04/12/2020 às 13:21:40 - Atualizado há
Mais afetados são os que têm filhos pequenos, aponta pesquisa realizada pela Enap em parceria com universidade dos EUA e Ministério da Economia. Especialista fala sobre o home office e a opção desse tipo de trabalho para 2021

O trabalho remoto, adotado devido à pandemia de Covid-19, afetou a produtividade dos servidores públicos, diz pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Universidade de Duke, dos Estados Unidos, e o Ministério da Economia.

Os profissionais mais afetados com queda no tempo produtivo são os que têm filhos pequenos, menores de cinco anos. A diminuição de rendimento não é tão expressiva quando os servidores têm crianças maiores ou adolescentes, mostram dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Economia.

Falta de regulamentação para home office faz disparar ações na Justiça

G1 faz guia do home office em tempo de coronavírus

Apesar de bancar custos e trabalhar além da jornada, trabalhador vê aumento da produtividade no home office

61% dos profissionais empregados não aceitariam proposta de trabalho que não incluísse o home office, diz pesquisa

Segundo a pasta, foram registradas cerca de 36 mil respostas de servidores públicos federais do país entre maio e junho. As informações foram coletadas de forma online. O mesmo questionário foi aplicado em 88 países pela Universidade de Duke.

De acordo com a pesquisa, o período de trabalho considerado produtivo está abaixo do ideal: em uma escala de 0 a 12 horas, o ideal seria 6,2 e está em 5,4. O desempenho também é inferior ao declarado antes da pandemia (5,7). As mulheres são as mais afetadas.

Os principais desafios relatados pelos servidores no trabalho remoto são distrações e interrupções e a falta de interação social. Também são apontados problemas tecnológicos e falta de delimitação da fronteira entre vida pessoal e profissional.

Assista a mais notícias de Economia:
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade