Municípios Economia

Bovespa abre em alta com exterior favorável

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

04/12/2020 às 10:21:19 - Atualizado há
Na quinta-feira, Ibovespa fechou a 112.291 pontos, acumulando alta de 17% desde o início de novembro. O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em alta nesta sexta-feira (4), apoiado pelo cenário externo favorável, principalmente o noticiário promissor sobre vacinação contra o coronavírus e expectativa de estímulos nos EUA.

Às 10h02, o Ibovespa avançou 0,07%, a 112.374 pontos. Veja mais cotações.

Na quinta-feira, a Bolsa fechou em alta de 0,37%, a 112.291 pontos, acumulando avanço de 1,55% na parcial da semana. No ano, a queda acumulada passou a ser de 2,9%. O Ibovespa já subiu 17% desde o início de novembro, com destaque para as companhias aéreas e de turismo, mais penalizadas pela pandemia, e Petrobras.

A recuperação do Ibovespa nas últimas semanas tem sido impulsionada pelo maior ingresso de recursos de investidores estrangeiros. Em novembro, o estrangeiro aportou liquidamente R$ 33,3 bilhões na bolsa brasileira e, no dia 1º, o saldo foi de mais R$ 919,7 milhões, destaca o Valor Online.

Especialistas apontam os principais problemas para a recuperação econômica

Cenário global e local

Lá fora, sinais de progresso na aprovação de um novo estímulo fiscal nos Estados Unidos ajudavam a manter um maior otimismo dos mercados na retomada da economia global em um ambiente de farta liquidez.

Os preços do petróleo subiam acima de 1% após comprometimento entre os membros da OPEC+ para continuarem com alguns cortes de produção.

Por aqui, a inflação dos mais pobres acelera alta a 0,95% em novembro, segundo a Fudação Getúlio Vargas. Com o resultado, o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) acumula alta de 4,85% no ano e 5,82% nos últimos 12 meses.

Em Brasília, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de uma tese jurídica que, na prática, viabiliza a reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O foco dos mercados nesta reta final do ano segue voltado para a sustentabilidade fiscal do Brasil e as incertezas sobre a aprovação de medidas e reformas estruturais para garantir a saúde das contas públicas.

Com fim do Auxílio Emergencial e piora fiscal, país lida com incertezas para 2021

Variação do Ibovespa em 2020

Economia G1

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2x1.5x2x

VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

VÍDEOS: Últimas notícias de Economia| em G1 / Economia
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade