Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Coronavírus: África pretende vacinar 60% da população em até 3 anos


Segundo o diretor do grupo de controle de doenças, a vacinação provavelmente não começará na Ãfrica até meados de 2021. Vacina de Oxford (AstraZeneca) - Foto mostra voluntário recebendo a vacina em um hospital de Soweto, em Joanesburgo, na Ãfrica do Sul, em junho de 2020

Siphiwe Sibeko/Pool via AP

A Ãfrica pretende ter 60% de sua população vacinada contra a Covid-19 nos próximos dois ou três anos, disse o grupo de controle de doenças da União Africana nesta quinta-feira (3).

VACINAÇÃO: Veja o que se sabe sobre os planos de cada país

Insumos, aprovação e transporte: o caminho até a vacinação contra a Covid-19

COMPARATIVO: 4 vacinas contra a Covid apresentam taxas satisfatórias de eficácia e de segurança

O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Ãfrica, John Nkengasong, disse que se a aplicação da vacina demorar até cinco anos, o vírus será permanente nas comunidades africanas.

"Se o atraso nos levar a quatro a cinco anos, o vírus será endêmico em nossas comunidades."

VÍDEO: Entenda como o coronavírus age no corpo humano

Segundo ele, a vacinação provavelmente não começará na Ãfrica até meados do próximo ano, já que existem problemas logísticos a serem superados, incluindo o armazenamento das vacinas.

O continente de 1,3 bilhão de habitantes já registrou mais de 2,2 milhões de infecções confirmadas de coronavírus, de acordo com uma contagem da agência Reuters.

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

Vacinação no Reino Unido

Nesta quarta-feira (2), o Reino Unido aprovou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e anunciou que prevê iniciar a vacinação na semana que vem. Um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo NHS, serviço público de saúde britânico, ainda em 2020.

Profissionais da saúde deverão estar entre os primeiros a serem vacinados, assim como idosos e pessoas vivendo em casas de repouso, incluindo funcionários. Por causa das condições de armazenamento da vacina – que precisa ser mantida a -70°C – as campanhas de vacinação serão feitas em hospitais.

Na terça-feira (1º), a Pfizer pediu autorização para uso de sua vacina contra a Covid-19 na Europa. A decisão deve sair até 29 de dezembro.

VÍDEOS: Novidades sobre a vacina

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!