Politica Paraíba

PB, PE, CE e RN se reunirão com Governo e decidir sobre pagamento por uso das águas da transposição

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

03/12/2020 às 07:18:46 - Atualizado há

Os representantes dos Governos dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte deverão se reunir com membros do Governo Federal, já na próxima semana, para decidir sobre o pagamento pelo uso das águas da transposição por suas respectivas populações.

De acordo com a informação veiculada no início desta semana através de uma reportagem da Folha de São Paulo, para o o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os Estados deveriam ter assumido os custos de funcionamento e manutenção da transposição, mas, apesar do Governo Federal ter “atendido a todos os pedidos dos governadores na negociação em curso, até hoje os estados não assumiram a operação“.

Ainda de acordo com a Folha, membros da equipe econômica defendem que a responsabilidade do empreendimento seja transferida aos Estados, inclusive a decisão sobre eventual entrega da operação a empresas privadas. Para auxiliares de Paulo Guedes, ministro da Economia, a concessão seria mais viável se fosse feita individualmente por cada um dos quatro Estados, de forma fatiada.

O Governo Federal vem tentando “se livrar” dos custos de manutenção da transposição das águas do São Francisco através de um plano de concessão via parceria entre o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), do Ministério da Economia, e o Ministério do Desenvolvimento Regional, com o fechamento de contratos que durariam de 25 a 30 anos. (Clique aqui para conferir outros detalhes)

 

 

Fonte: Paraíba RádioBlog
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade