Municípios Tecnologia

Google e Facebook irão enfrentar regras de concorrência mais rígidas no Reino Unido

Governo britânico criou unidade digital em órgão de concorrência. Empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam dados do consumidor. Ícones de

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

01/12/2020 às 12:27:33 - Atualizado há
Governo britânico criou unidade digital em órgão de concorrência. Empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam dados do consumidor. Ícones de WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube em um celular.

Alessandro Feitosa Jr/G1

O Reino Unido irá impor um novo regime de concorrência no ano que vem para evitar que o Google e o Facebook usem seu domínio para prejudicar empresas menores, afetando os consumidores.

As novas regras serão aplicadas por uma unidade dedicada dentro da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), que disse neste ano que precisava de novas leis para manter as gigantes da tecnologia sob controle.

As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor e as restrições que dificultam o uso de plataformas rivais serão banidas, disse o governo.

As autoridades acrescentam que as regras também apoiarão a indústria de notícias, reequilibrando a relação entre editoras e plataformas.

Google e Facebook dominam a publicidade digital, respondendo por cerca de 80% dos 14 bilhões de libras (R$ 99 bilhões, na cotação atual) gastos em 2019, disse o regulador de concorrência do Reino Unido, CMA.

As duas empresas norte-americanas disseram estar comprometidas em trabalhar com o governo e regulador britânico em publicidade digital, inclusive dando aos usuários maior controle sobre seus dados e anúncios veiculados.

A recém-criada Unidade de Mercados Digitais da CMA, que começará a funcionar em abril, poderá receber poderes para suspender, bloquear e reverter decisões tomadas por empresas de tecnologia e impor multas em caso de não cumprimento.

VÍDEOS mais assistidos do G1:
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade