Municípios Economia

Reino Unido proíbe instalação de kit 5G da Huawei a partir de setembro de 2021

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

30/11/2020 às 13:07:49 - Atualizado há
Governo britânico já ordenou que todos os equipamentos da empresa chinesa sejam removidos de sua rede 5G até o final de 2027, alinhando-se com os Estados Unidos, que dizem que a Huawei representa riscos de segurança. Logo da Huawei

REUTERS/Aly Song

As empresas de telecomunicações do Reino Unido não poderão instalar o novo kit 5G da Huawei após setembro de 2021, disse o governo do país nesta segunda-feira, como parte de um plano para eliminar os equipamentos da empresa chinesa de suas redes móveis.

O que o Brasil tem a ganhar e perder se ceder aos EUA no 5G?

O Reino Unido já ordenou que todos os equipamentos da Huawei sejam removidos de sua rede 5G até o final de 2027, alinhando-se com aliados de inteligência, incluindo os Estados Unidos, que dizem que a empresa representa riscos de segurança.

As empresas de telecomunicações também foram proibidas de comprar o novo kit 5G da Huawei após o final do ano. Alguns parlamentares temiam que as empresas estocassem equipamentos para serem instalados até o prazo de 2027.

No entanto, as operadoras disseram que já implementarão equipamentos alternativos no próximo ano, tornando o prazo de 2021 mais administrável.

A China criticou a medida, enquanto a Huawei disse na semana passada que estava desapontada com sua exclusão do lançamento do 5G no Reino Unido após a publicação de novas leis que podem resultar em multas de 100 mil libras (133.140 dólares) para as empresas caso violem a proibição.

"Estou definindo um caminho claro para a remoção completa de fornecedores de alto risco de nossas redes 5G", disse o ministro digital Oliver Dowden em comunicado.

"Isso será feito por meio de poderes novos e sem precedentes para identificar e proibir equipamentos de telecomunicações que representam uma ameaça à nossa segurança nacional."

Veja mais vídeos de Tecnologia
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade