Municípios Mundo

Justiça indicia policiais que espancaram homem negro em Paris e manda prender dois deles

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

30/11/2020 às 02:36:42 - Atualizado há
Produtor musicial Michel Zecler foi surrado em Paris por policiais. Manifestantes vão às ruas contra a violência policial em Paris, na França

Os quatro policiais acusados de espancar o produtor musical negro Michel Zecler, em Paris, na França, foram indiciados, e dois deles foram presos preventivamente, informa a imprensa francesa na madrugada desta segunda-feira (30).

Entre os quatro policiais indiciados, três são acusados de "violência voluntária e intencional” e “mentir em depoimento por escrito” e um, por “violência”.

A promotoria havia solicitado prisão preventiva para três policiais, mas a Justiça decidiu pela prisão de dois e deixar os outros dois “sob controle judicial”.

Anteriormente, os quatro policiais franceses foram suspensos de suas funções, após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que mostra pelo menos três agentes espancando um produtor musical negro, no último sábado (21), quando ele chegava em um estúdio de gravação no 17° distrito de Paris.

As imagens viralizaram nas redes sociais - com mais de 7 milhões de visualizações - e provocam a indignação de jogadores de futebol, ativistas e políticos de oposição. Todos denunciam o racismo e abusos da polícia francesa.

Três agentes alegaram que intervieram porque o produtor estava na rua sem máscara. Eles disseram que "foram arrastados" pela vítima para dentro do prédio. Um quarto policial, que chegou de reforço para "ajudar os colegas", é suspeito de ter jogado uma bomba de gás lacrimogêneo no estúdio de música.

Michel Zecler, que prestou queixa acompanhado por sua advogada na sede da Inspecção-Geral da Polícia Nacional em Paris (IGPN), órgão equivalente à corregedoria da polícia no Brasil, disse que os policiais o chamaram várias vezes de "crioulo sujo".

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, declarou no mesmo dia que os policiais envolvidos serão demitidos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade