Politica Paraíba

Eleições 2020: Pesquisa aponta empate entre Nilvan Ferreira e Cícero Lucena às vésperas da eleição

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

28/11/2020 às 14:31:17 - Atualizado há

Pesquisa SIGMA-ALGEBRA/CERTIFICA divulgada neste sábado (28) para a Prefeitura de João Pessoa aponta disputa apertada entre Nilvan Ferreira (MDB) e Cícero Lucena (PP) no segundo turno da eleição que acontece neste domingo (29).

ESPONTÂNEA

Empatados, Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) tiveram 36% cada na pesquisa espontânea. Brancos e nulos, ou não sabem em quem votar, somam 14% cada.

ESTIMULADA

Já na pesquisa estimulada, Nilvan Ferreira apresenta 41% das intenções de voto, enquanto Cícero Lucena tem 40%. Brancos e nulos somam 14%, não sabem em quem votar somam 5% dos entrevistados.

EMPATE TÉCNICO

Embora numericamente Nilvan Ferreira apareça 1 ponto percentual à frente, está tecnicamente empatado com o candidato Cícero Lucena, dentro da margem de erro, é de 3,1% pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Considerando a margem de erro, as chances de o resultado obtido retratar os dados reais é de 95%.

VOTOS VÁLIDOS

Votos válidos excluem votos brancos, nulos e indecisos. Para ser eleito, um candidato precisa de 50% dos votos válidos somados a mais um único voto. Considerando esse cenário, Cícero Lucena e Nilvan Ferreira apresentam 50% cada das intenções de votos dos entrevistados na pesquisa estimulada.

REJEIÇÃO

Questionados os entrevistados “se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você não votaria de jeito nenhum”. Cícero Lucena apresenta 37% das rejeições, enquanto Nilvan Ferreira tem 34%. Rejeita todos somam 10%, poderia votar em todos somam 9% dos entrevistados e 10% não sabem opinar.

PRIMEIRO TURNO

Na votação do primeiro turno, Lucena teve 20,72% dos votos válidos, enquanto Ferreira registrou 16,61%.

DIMENSIONAMENTOS AMOSTRAL, MARGEM DE ERRO E NÍVEL DE CONFIANÇA

A pesquisa SIGMA-ALGEBRA ouviu 1001 eleitores de João Pessoa nos bairros pertencentes à zona Norte, Sul, Leste e Oeste. Foi registrada na Justiça Eleitoral no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 22/11/2020, sob o nº PB-02027/2020, contratada por SIGMA-ALGEBRA SERVICOS DE PESQUISAS E SOLUCOES EIRELI / CERTIFICA CONSULTORIA E PESQUISA.

BAIRROS

Foram realizadas entrevistas nos bairro do Aeroclube, Água Fria, Alto do Céu, Alto do Mateus, Anatólia, Bairro das Indústrias, Bairro dos Estados, Bairro dos Novais, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco I e II, Costa e Silva, Cristo, Cruz das Armas, Ernesto Geisel, Expedicionário, Funcionários I, Funcionários II, Gramane, Grotão, lha do Bispo, Ipês, Jaguaribe, Jardim Cidade Universitária, Jardim Oceania, Jardim São Paulo, Jardim Veneza, João Paulo II, José Américo, Manaíra, Mandacaru, Mangabeira, Miramar, Muçumagro, Oitizeiro, Paratibe, Roger, Tambaú, Tambauzinho, Torre, Treze de Maio, Valentina Figueiredo e Varjão.

CRITÉRIOS DA AMOSTRAGEM

O plano de amostragem utilizado é de amostragem aleatória simples e por conglomerado, em três etapas.

Na primeira etapa os bairros são selecionados aleatoriamente, onde as entrevistas são realizadas por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população como base para tal seleção.

Na segunda etapa, realiza-se um sorteio aleatório probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas são realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residentes nos setores com base para tal seleção.

Na sequência a escolha dos setores censitários (rua, domicílio/local pré-estabelecido e ponto amostral), os respondentes são selecionados por meio de quotas amostrais proporcionais em função das variáveis significativas sexo e idade, sendo 45% do eleitorado do sexo masculino, e 55% do sexo feminino, e sobre as idades, sendo 12% dos eleitores até 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 22% de 35 a 44 anos, 26% de 45 a 59 anos, e 18% com 60 ou mais anos. Em relação ao nível econômico do entrevistado e grau de escolarização, foram estimados por dados do IBGE, com fator previsto de ponderação 1 (resultados obtidos em campo).

Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3,0 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3,1pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

COLETA DE DADOS

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de pesquisadores e supervisores, com bastante experiência nesse tipo de trabalho, e especialmente treinada para esta pesquisa.

CONTROLE DE QUALIDADE

As equipes de campo têm em seus quadros supervisores que acompanham e checa a aplicação dos questionários in-loco como também a obediência às cotas pré-definidas; sua função é atestar a fidelidade das respostas obtidas pelos pesquisadores e garantir o rigor metodológico na aplicação dos formulários. Sistema Interno de Verificação: Por meio de software específico, todos os resultados são verificados e chegados digitalmente, bem como a localização dos entrevistadores via tablet GPS. Após os testes de consistência, é verificada, no mínimo, 20% dos questionários aplicados.

OBSERVAÇÕES

A soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100%, em virtude de arredondamento ocorrido no processamento eletrônico.

DADOS TÉCNICOS

Os dados e informações registradas e todo o seu conteúdo são de responsabilidade da SIGMA-ALGEBRA SERVICOS DE PESQUISAS E SOLUCOES EIRELI / CERTIFICA CONSULTORIA E PESQUISA.

Clique AQUI e confira o documento

Fonte: Paraíba RádioBlog
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade