Municípios Mundo

Coronavírus: França avalia saída progressiva do confinamento antes do Natal

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

18/11/2020 às 14:01:01 - Atualizado há
A epidemia de Covid-19 começa desacelerar no país; autoridades de saúde alertam que o relaxamento das medidas sanitárias será progressivo para evitar novo aumento de casos. Passageiros do metrô de Paris vestem máscaras de proteção para o coronavírus em foto de 25 de outubro

Lewis Joly/AP

O governo francês se reúne nesta quarta-feira (18) para definir o futuro do seu segundo confinamento –que deve terminar antes do Natal. Apesar de uma ligeira melhora nos números da Covid-19, as autoridades do país já alertam que o relaxamento das medidas sanitárias será progressivo.

Canadá pode ficar sem Natal se não controlar a Covid, diz primeiro-ministro

O diretor-geral de Saúde da França, Jérôme Salomon, disse em entrevista coletiva que a epidemia está desacelerando. No entanto, o país – que foi um dos mais atingidos pela pandemia entre março e abril – chegou, nesta semana, a marca dos 2 milhões de casos confirmados.

O governo francês vem adotando medidas de restrição para conter a segunda onda do coronavírus desde o final de outubro, como o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de que pessoas apresentem justificativas para circular nas ruas.

PARIS - A Avenida Champs-Elysees é vista vazia com o Arco do Triunfo ao fundo em Paris, na França, na noite desta terça-feira (24), oito dias de um bloqueio destinado a conter a propagação do novo coronavírus na França

Ludovic Marin/AFP

Hospitais lotados

Salomon reforçou que o país ainda não está livre do vírus e disse que "a pressão nos hospitais continua muito alta".

A França registrou pelo menos 33,1 mil pacientes hospitalizados até a última terça-feira (17), quando mais de 4,8 mil deram entrada na UTI.

Paciente com Covid-19, trazido da região de Lyon, onde hospitais estão lotados, é recebido por equipe do hospital Hautepierre, em Strasbourg, na França, na quinta-feira (12)

AP Photo/Jean-François Badias

O índice diário de mortes nos hospitais franceses também não está diminuindo. Nas últimas 24 horas, foram 437 mortes por complicações do novo coronavírus.

Fontes ligadas ao Executivo francês disseram à agência de notícias France Presse que o presidente Emmanuel Macron fará um pronunciamento na próxima semana para anunciar aos franceses as etapas de um "desconfinamento progressivo".

'Novo normal'

A volta ao "novo normal" na França poderá acontecer a partir de 1º de dezembro, quando igrejas e outros locais de culto poderão ser reabertos. A informação ainda não foi confirmada pelo governo francês.

O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, prometeu "novidades no início de dezembro" para o setor de bares e restaurantes. No entanto, o setor acredita que estes estabelecimentos deverão continuar fechados até 2021.

Os franceses esperam uma decisão do Executivo para saber se poderão viajar e passar o Natal em família. No momento, o deslocamento entre regiões do país está proibido.

VÍDEOS mais vistos da semana

Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade