Municípios Mundo

Filadélfia decreta toque de recolher para conter distúrbios após a morte de homem negro por policiais

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

28/10/2020 às 18:04:49 - Atualizado há
Um homem com problemas mentais que carregava uma faca foi morto por dois policiais. A família afirma que os agentes deveriam ter usado armas não letais. Vídeo mostra momento em que negro com problemas mentais é morto por policias nos EUA

A prefeitura da Filadélfia decretou nesta quarta-feira (28) toque de recolher para evitar uma terceira noite de protestos violentos na cidade mais populosa do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Sandra Cohen: Por que conquistar a Pensilvânia é tão crucial para Trump e Biden?

As manifestações começaram na segunda, após a morte de um homem negro por dois policiais (veja o vídeo acima). Os atos podem reativar uma onda de protestos antirracistas no país a apenas seis dias das eleições presidenciais.

Donald Trump culpou a gestão municipal, que é democrata, pela violência nos protestos. Na noite de terça-feira (27), manifestantes e policiais entraram em confronto e houve registros de vandalismo e saques.

Após polícia dos EUA matar homem negro a tiros, manifestantes protestam na Filadélfia

Em uma rede social, o Departamento de Polícia disse que pelo menos mil pessoas saquearam lojas em dois bairros da cidade. Há também relatos de violência policial contra dezenas de manifestantes.

O governador do estado da Pensilvânia, Tom Wolf, anunciou a mobilização de centenas de soldados da Guarda Nacional na cidade para "proteger o direito de reunião e o protesto pacífico, mantendo as pessoas a salvo".

Manifestantes entram em confronto com a polícia na Filadélfia, em 27 de outubro de 2020

Bastiaan Slabbers/Reuters

Morte de homem com problemas mentais

Na segunda-feira, a polícia matou um homem de 27 anos identificado como Walter Wallace Jr., que tinha problemas de saúde mental, de acordo com sua família.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que Wallace, apesar de não representar uma ameaça iminente, recebeu tiros de dois policiais.

Manifestantes em ato contra a polícia na Filadélfia, em 27 de outubro de 2020

Bastiaan Slabbers/Reuters

Wallace estava com uma faca que se negou a soltar. Sua mãe tentava contê-lo. O vídeo publicado nas redes sociais mostra Wallace empurrando a mãe e depois caminhando em direção aos policiais.

"Abaixe a faca", grita um dos policiais no vídeo, que se afasta das imagens quando os policiais atiram.

Prisões durante as manifestações

A polícia anunciou 90 detenções durante a primeira noite de distúrbios. Segundo seu balanço, 30 agentes ficaram feridos, incluindo um que quebrou a perna ao ser atropelado por um caminhão.

Na segunda noite de protestos, a polícia adotou medidas adicionais para garantir a ordem, incluindo um aumento da presença policial em pontos chaves.

Protestos antirracistas e as eleições

A partir de maio houve uma onda de protestos antirracistas nos EUA. O estopim foi a morte de George Floyd, um homem negro que morreu sob custódia de policial branco.

Alguns desses atos terminaram em episódios de violência. Muitos manifestantes acusam a polícia de racismo e brutalidade.

O presidente Donald Trump, em disputa eleitoral com o candidato democrata Joe Biden, se coloca como o candidato da lei e da ordem.

"Estamos monitorando a situação [da Filadélfia] de perto. Estamos prontos para mobilizar recursos federais, se necessário", disse Alyssa Farah, diretora de comunicação da Casa Branca.

Já o democrata Joe Biden e sua candidata a vice, Kamala Harris, afirmaram em um comunicado que seus corações estão "partidos" pela família de Wallace, e pediram aos manifestantes que protestem pacificamente.

"Nenhuma quantidade de raiva diante das muitas e reais injustiças em nossa sociedade é desculpa para a violência. Saquear não é protestar, é um crime", disse o comunicado.

VÍDEOS mais vistos da semana
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade