Municípios Mundo

Biden vota nas eleições presidenciais dos EUA

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

28/10/2020 às 16:34:56 - Atualizado há
A seis dias da eleição nos EUA, candidato democrata registrou voto antecipado em sua cidade natal, Wilmington, no Delaware, acompanhado de sua esposa Jill. Joe Biden vota em Delaware, nos Estados Unidos

O candidato democrata para a presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, votou antecipadamente nesta quarta-feira (28) na cidade onde mora, Wilmington, no Delaware. A seis dias das eleições, ele foi para o centro de votação acompanhado de sua esposa Jill.

"Nós acabamos de votar", disse Biden nas escadarias do Carvel State Office Building, sede administrativa do governo regional.

Usando máscara, Joe Biden deixa local de votação em Wilmington, Delaware, nesta quinta-feira (28)

Brian Snyder/Reuters

A data oficial do pleito é 3 de novembro, mas pelo menos 74 milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente, estima o "Projeto Eleições", da Universidade da Flórida. O número já passa da metade dos votos totais das eleições de 2016.

O presidente Donald Trump, que tenta a reeleição, também já depositou seu voto no fim da semana passada, na Flórida.

Diferente do Brasil, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos, e, lá, os eleitores também podem escolher o candidato antes da data oficial das eleições, inclusive enviando o voto pelo correio. O país usa cédulas de papel.

Votação pelo correio deve dificultar apuração do resultado da eleição americana

Votação na pandemia

A votação antecipada recorde ocorre em meio a uma nova onda de casos de Covid no país. Os EUA registraram um recorde de 500 mil infectados em uma semana, e a pandemia tem sido o principal assunto da campanha eleitoral.

O país é responsável por quase 20% de todas as infecções e mortes no mundo. Os Estados Unidos têm 8,8 milhões de casos confirmados e 226 mil mortes até o momento. No mundo inteiro, são 44 milhões de infectados e mais de 1,1 milhão de mortes.

Por causa da pandemia, muitos estados mudaram as regras de votação, permitindo que milhões votem pelo correio pela primeira vez. Especialistas preveem que o recorde de 150 milhões de votos pode ser batido, e a taxa de participação na eleição deve ser a maior desde 1908.

Maioria democrata

Democratas têm votado antecipadamente em maior quantidade do que os republicanos. Nos 19 estados que registram a filiação partidária do eleitor, 48% dos que já votaram eram democratas, 29% eram republicanos e 23% não têm partido ou são de siglas menores que disputam a eleição.

Mas essa diferença tem diminuído nos últimos dias, e pesquisas apontam que os democratas votam mais antecipadamente e os republicanos preferem ir às urnas no dia das eleições.

VÍDEOS: Eleições nos EUA 2020

Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade