Municípios Mundo

Cinco agentes chineses são detidos nos EUA por perseguirem oponentes de Pequim

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

28/10/2020 às 15:04:37 - Atualizado há
Departamento de Justiça americano acusou oito agentes chineses, mas três deles não estão nos EUA. Christopher Wray, o diretor do FBI, durante entrevista coletiva em 28 de outubro de 2020; ao fundo, John Demers, diretor adjunto do Departamento de Justiça

Sarah Silbiger/AP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou oito pessoas que trabalham para o governo chinês de pressionar um homem que vive no estado de Nova Jersey a voltar para a China, onde ele enfrenta um processo.

Cinco foram presos nesta quarta-feira (28), acusados de participar em uma operação que, de acordo com os agentes americanos, consistia em intimidar pessoas e empregar táticas perturbadoras. As outras três, de acordo com o Departamento de Justiça, devem estar na China.

Tensões entre Estados Unidos e China têm se tornado mais frequentes: entenda as disputas

Os chineses atuaram em uma operação chamada de Caça à Raposa. A China afirma que se trata de uma campanha anticorrupção, mas "em muitos casos, os alvos são oponentes do presidente do Partido Comunista, Xi Jinping, rivais políticos, dissidentes e críticos", afirmou o secretário de Justiça adjunto, John Demers.

"A operação é uma violação clara do estado de direito e das normas internacionais", disse Demers em entrevista coletiva.

Os detidos são acusados de "conspiração para agir nos Estados Unidos como agentes ilegais da República Popular da China".

O diretor do FBI Christopher Wray disse que "as tentativas flagrantes do governo chinês de monitorar, ameaçar e assediar nossos próprios cidadãos e residentes legais permanentes enquanto estão em solo americano são parte de uma campanha diversificada de roubo e influência maléfica da China em nosso país e em todo o mundo".
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade