Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Cinco agentes chineses são detidos nos EUA por perseguirem oponentes de Pequim


Departamento de Justiça americano acusou oito agentes chineses, mas três deles não estão nos EUA. Christopher Wray, o diretor do FBI, durante entrevista coletiva em 28 de outubro de 2020; ao fundo, John Demers, diretor adjunto do Departamento de Justiça

Sarah Silbiger/AP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou oito pessoas que trabalham para o governo chinês de pressionar um homem que vive no estado de Nova Jersey a voltar para a China, onde ele enfrenta um processo.

Cinco foram presos nesta quarta-feira (28), acusados de participar em uma operação que, de acordo com os agentes americanos, consistia em intimidar pessoas e empregar táticas perturbadoras. As outras três, de acordo com o Departamento de Justiça, devem estar na China.

Tensões entre Estados Unidos e China têm se tornado mais frequentes: entenda as disputas

Os chineses atuaram em uma operação chamada de Caça à Raposa. A China afirma que se trata de uma campanha anticorrupção, mas "em muitos casos, os alvos são oponentes do presidente do Partido Comunista, Xi Jinping, rivais políticos, dissidentes e críticos", afirmou o secretário de Justiça adjunto, John Demers.

"A operação é uma violação clara do estado de direito e das normas internacionais", disse Demers em entrevista coletiva.

Os detidos são acusados de "conspiração para agir nos Estados Unidos como agentes ilegais da República Popular da China".

O diretor do FBI Christopher Wray disse que "as tentativas flagrantes do governo chinês de monitorar, ameaçar e assediar nossos próprios cidadãos e residentes legais permanentes enquanto estão em solo americano são parte de uma campanha diversificada de roubo e influência maléfica da China em nosso país e em todo o mundo".

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!