Paraíba

UEPB vai abrir procedimento por suposto racismo de professora

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

27/10/2020 às 19:32:54 - Atualizado há
Após consulta prévia para reitoria da universidade, uma candidata emitiu declarações vazadas em redes sociais. Professora alvo dos comentários diz que não irá prestar denúncia criminal. Central de Integração Acadêmica do campus de Bodocongó da UEPB, em Campina Grande

Reprodução/TV Paraíba/Arquivo

Uma professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá responder um processo administrativo após declarações "caluniosas e racistas", segundo a instituição, contra chapa vencedora da consulta prévia para reitoria. Nesta terça-feira (27), a UEPB também publicou nota de repúdio contra o ocorrido.

Segundo a nota da instituição, a professora Francinete Fernandes, do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), "deixou de lado princípios éticos e morais, assumindo atitudes racistas e preconceituosas", contra as professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca.

A professora Ivonildes Fonseca, um dos alvos das declarações, disse ao G1 que não irá entrar com processo criminal contra a Francinete Fernandes por racismo. Ela afirmou acreditar nas sanções pedagógicas e que, como a situação aconteceu dentro da UEPB, deve ser resolvida dentro da universidade.

A Universidade também repudiou as falas da professora contra a própria instituição, onde "aproveita para fazer pregação político-ideológica insinuando que a gestão da UEPB pratica ilicitudes, supostamente em nome de ideologias".

A nota ainda afirma que a "professora Francinete deixa claro sua completa ignorância em relação às boas práticas democráticas, de transparência e controle público conduzidas pela gestão da UEPB".

O G1 não conseguiu entrar em contato com a professora Francinete Fernandes.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade