Municípios Economia

Apps baixados 7 milhões de vezes na Play Store contêm códigos de publicidade irregular, alerta empresa

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

27/10/2020 às 13:32:09 - Atualizado há
Fabricante de antivírus identificou 21 programas que se tentam se passar por jogos para atrair usuários. Mais 21 apps com publicidade oculta foram encontrados na Play Store.

Divulgação/Google

A fabricante de antivírus Avast publicou um alerta informando que seus especialistas identificaram 21 novos aplicativos de Android que exibem anúncios de forma abusiva.

Todos estavam listados na Play Store, a loja oficial de apps mantida pelo Google, onde conseguiram mais de 7 milhões de downloads.

A prática de esconder anúncios irregulares é normalmente chamada de "HiddenAds".

Diferente da publicidade que patrocina muitos aplicativos e sites, a programação do "HiddenAds" faz com que as propagandas apareçam a qualquer momento, mesmo que o app não esteja em uso. A janela publicitária também não identifica qual aplicativo foi responsável pelo anúncio.

"Eles também frequentemente escondem seus próprios ícones, para que não possam ser deletados, e se escondem atrás de anúncios aparentemente relevantes, de modo que é mais difícil identificá-los", explica o alerta da Avast.

Apps suspeitos para Android e iOS são promovidos em perfis do TikTok e Instagram

Aplicativos para Android na Play Store ofereciam produtos grátis para realizar fraude publicitária

Como saber se você está baixando um aplicativo legítimo ou oficial

A exibição de publicidade fora da janela do aplicativo fere as regras da Play Store do Google. Dos 21 aplicativos encontrados pela Avast na loja, apenas 4 ainda estão on-line.

Como o Google não revela os motivos para a remoção de um app, não é possível saber se eles foram removidos pela própria empresa ou retirados do ar pelos próprios responsáveis após a publicação da denúncia.

Aplicativo 'Shoot Them' permanece on-line na Play Store. Jogo com mais de 1 milhão de downloads tem mecânica parecida com outro game e resenhas negativas.

Reprodução

Com exceção da publicidade oculta, a Avast não informou se algum outro comportamento malicioso foi identificado nos aplicativos.

O download dos anúncios pode reduzir a autonomia do celular na bateria e aumentar o consumo do plano de dados móveis, além de atrapalhar o uso normal do aparelho.

O Android possui um sistema que verifica os apps instalados e alerta sobre apps potencialmente nocivos. Não é necessário desinstalar procurar os apps ou desinstalá-los manualmente, mas a Avast publicou uma planilha com links para todos os apps na Play Store.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

VÍDEOS: Aprenda dicas sobre segurança digital
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade