Municípios Mundo

Governo brasileiro emite nota de cumprimentos ao presidente eleito da Bolívia

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

24/10/2020 às 10:21:17 - Atualizado há
Candidato de esquerda Luis Arce conquistou 55,1% dos votos. 'Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas', diz nota do Itamaraty. Por meio de nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro cumprimentou o candidato Luis Arce pela vitória na eleição presidencial da Bolívia.

Candidato do partido de esquerda Movimento ao Socialismo (MAS) e aliado do ex-presidente Evo Morales, cujo governo integrou como ministro da Economia, Arce foi oficialmente proclamado presidente nesta sexta-feira (23), após a conclusão da apuração. Ele obteve 55,1% dos votos, contra 28,8% de Carlos Mesa, do Comunidade Cidadã, de direita.

"O Governo brasileiro felicita os senhores Luis Alberto Arce Catacora e David Choquehuanca por sua eleição à Presidência e Vice-Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia e saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia", diz o texto da nota.

Bolívia conclui apuração da eleição e confirma vitória de Luis Arce

Até o início da noite desta sexta-feira (23), o Brasil era o único país vizinho da Bolívia que não tinha se manifestado sobre a vitória de Arce. Os presidentes de Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Paraguai já tinham cumprimentado o presidente eleito.

No último dia 19, quatro dias antes da conclusão da apuração, Carlos Mesa já tinha reconhecido a vitória do adversário. No ano passado, quando Jeanine Añez assumiu a presidência boliviana de forma interina, o Brasil foi o primeiro a legitimidade do então novo governo.

Na nota, o Itamaraty registra que as forças políticas locais respeitaram a "vontade popular expressa nas urnas".

"O Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos", diz o texto.

Saiba quem é Luis Arce, apontado como novo presidente da Bolívia

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty

Eleição presidencial na Bolívia

O Governo brasileiro felicita os senhores Luis Alberto Arce Catacora e David Choquehuanca por sua eleição à Presidência e Vice-Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia e saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia, para cujo êxito contribuiu a atuação independente do Tribunal Supremo Eleitoral na contagem oficial dos votos, bem como a atitude democrática e construtiva do governo da Presidente Jeanine Áñez.

O Governo brasileiro congratula-se com as forças políticas do país pelo respeito à vontade popular expressa nas urnas. Reconhece, em particular, a importância da participação dos observadores independentes das missões que acompanharam a votação – da OEA, do Parlasul, da União Europeia, das Nações Unidas, da Uniore e do Instituto Carter Center – cujo escrutínio contribuiu para afiançar a legitimidade e transparência do pleito e garantir que fosse respeitado o desejo soberano do povo boliviano na escolha de seus dirigentes.

O Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade