Municípios Mundo

Especialistas insistem em plasma contra Covid-19 apesar de estudo não ver benefícios

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

23/10/2020 às 13:18:38 - Atualizado há
Estudo indiano mostrou que o plasma não ajudou pacientes hospitalizados a combaterem a Covid-19. EUA aprovam tratamento com plasma para pacientes com Covid-19

Pesquisadores pediram nesta sexta-feira (23) mais estudos sobre a utilização do plasma de pacientes recuperados da Covid-19 -- o chamado plasma convalescente -- como tratamento em potencial mesmo depois de um teste pequeno com pacientes hospitalizados na Índia dizer que ele não oferece nenhum benefício.

Tratamento da Covid-19 com plasma ainda é experimental, alerta OMS

Eli Lilly interrompe estudos de medicamento contra a Covid-19 'por questões de segurança'

Os resultados indianos, publicados no periódico científico BMJ British Medical Journal, mostraram que o plasma, que transmite anticorpos de sobreviventes da Covid-19 a pessoas infectadas, não ajudou pacientes hospitalizados a combaterem a infecção, não diminuiu as taxas de mortalidade nem deteve o avanço para uma doença grave.

Plasma convalescente é usado para tratar pessoas contaminadas com o coronavírus

Reprodução/TV Globo

As descobertas são um revés para uma possível terapia que o presidente norte-americano, Donald Trump, louvou em agosto por ser "um progresso histórico", e que especialistas dizem já ter sido usada em cerca de 100 mil pacientes nos Estados Unidos, apesar dos indícios limitados de sua eficiência.

Cientistas sem envolvimento direto com o estudo indiano, que envolveu cerca de 460 pacientes, disseram que seus resultados foram decepcionantes, mas que não deveriam levar os médicos a desistir da esperança no plasma convalescente.

Eles disseram que testes adicionais e maiores são necessários, inclusive em pacientes de Covid-19 com uma doença mais branda e com recém-infectados.

"Com somente algumas centenas de pacientes, (o teste indiano) ainda é pequeno demais para dar resultados claros", disse Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia da Universidade de Oxford britânica.

VÍDEOS: Notícias sobre a Covid-19
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade