Saúde

EUA autorizam uso do antiviral remdesivir em pacientes com Covid-19

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

22/10/2020 às 19:17:02 - Atualizado há
OMS, porém, concluiu que o medicamento é ineficaz contra a doença do novo coronavírus. Laboratório da empresa Gilead produz antiviral Remdesivir

Gilead Sciences via AP

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) deu plena autorização nesta quinta-feira (22) ao antiviral remdesivir para ser usado no tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19, confirmando a autorização condicional acordada em maio, informou o fabricante Gilead.

O remdesivir apresentou resultados satisfatórios em testes preliminares, o que levou países europeus a adotar o medicamento como uso emergencial. Porém, após meses de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu a ineficácia desse tratamento. Relembre no VÍDEO abaixo

OMS anuncia a ineficácia de quatro medicamentos contra o coronavírus

Mesmo assim, o laboratório Gilead anunciou que recebeu autorização nos EUA para o medicamento e ressaltou que por enquanto é o único tratamento específico contra Covid-19 aprovado após um processo de verificação mais rigoroso e definitivo.

Outros tratamentos receberam autorizações de uso de emergência, que são temporários e concedidos com base a dados menos completos do que uma autorização plena, e podem ser revogadas ao final do estado de urgência sanitária.

Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA

Gilead Sciences via AP

As ações da farmacêutica Gilead subiram 4% na Bolsa de Valores de Nova York após o anúncio.

Outros tratamentos estão disponíveis há meses nos hospitais, graças a autorizações temporárias ou porque são medicamentos relativamente banais, como o corticoide dexametasona.

Com a decisão, o medicamento poderá ser dado a adultos e crianças a partir de 12 anos e pesando mais de 40 quilos, caso precisem de hospitalização, e só poderá ser administrado por via injetável em um centro médico ou meio equivalente. Outra autorização emergencial foi acordada paralelamente para crianças com menos de 12 anos que pesem pelo menos 3,5 quilos.

O presidente americano, Donald Trump, que se contagiou com a Covid-19 no começo de outubro, recebeu remdesivir durante cinco dias, além de outros tratamentos.

VÍDEOS: Perguntas e respostas sobre o coronavírus
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade