Municípios Educação

Enade 2019: cursos de instituições públicas de ensino superior em Juiz de Fora, Viçosa e São João del Rei recebem notas máximas

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

22/10/2020 às 13:16:10 - Atualizado há
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia conhecimento de alunos concluintes dos cursos de graduação. Enade

Pexels

Dos 96 cursos de graduação de Juiz de Fora, São João del Rei e Viçosa avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, 27 tiveram a nota máxima, que é 5. Desse cursos, 26 são de instituições públicas: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Das instituições privadas das três cidades, apenas a Faculdades Integradas Vianna Júnior em Juiz de Fora obteve um curso com nota máxima no Enade.

Os cursos com nota máxima no Enade 2019 em Juiz de Fora, Viçosa e São João del Rei foram:

UFJF: Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica - Sistemas, Eletrônicos, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária;

Faculdades Integradas Vianna Júnior (Juiz de Fora): Tecnologia em Gestão Ambiental;

UFSJ: Medicina e Arquitetura e Urbanismo;

UFV: Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Elétrica, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia e Arquitetura e Urbanismo.

Além dos resultados do Enade 2019 das instituições públicas e privadas em Uberlândia em Uberaba, o G1 consultou as notas de cursos avaliados da UFJF, UFSJ, UFV e IF Sudeste MG que também têm campi em outras cidades de Minas Gerais.

No campus da UFJF em Governador Valadares, por exemplo, três cursos alcançaram nota 5 (veja mais abaixo).

LEIA TAMBÉM: Universidades federais, que podem perder recursos em 2021, são responsáveis por quase 70% das notas máximas no Enade

O resultado do exame, que mede a qualidade dos cursos de instituições de ensino superior de todo o país, foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2019, a prova avaliou o conhecimento de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

O Conceito Enade varia de 1 a 5. Quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. As instituições com menos de dois concluintes participantes no exame não obtêm o Conceito Enade, ficando classificado como "Sem Conceito (SC)".

Enade 2019: Universidade Federal de Juiz de Fora

Enade 2019: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Enade 2019: Faculdades particulares de Juiz de Fora

São João del Rei

Enade 2019:Universidade Federal de São João del Rei

Enade 2019: Faculdade particular de São João del Rei

Viçosa

Enade 2019: Universidade Federal de Viçosa

Enade 2019: Faculdades particulares de Viçosa

Campi das instituições federais da Zona da Mata e Vertentes

O G1 consultou as notas de cursos avaliados da UFJF, UFSJ, UFV e IF Sudeste MG que têm campi em Governador Valadares, Divinópolis, Ouro Branco, Sete Lagoas, Florestal, Rio Paranaíba, Barbacena e Rio Pomba.

Veja abaixo os cursos que atingiram nota 5:

UFJF - Governador Valadares: Nutrição, Fisioterapia e Farmácia;

IF Sudeste MG - Rio Pomba: Agronomia;

UFSJ - Divinópolis: Farmácia;

UFSJ - Sete Lagoas: Engenharia Florestal;

UFV - Florestal: Agronomia;

UFV - Rio Paranaíba: Agronomia e Engenharia Civil.

Enade 2019: notas de outros campi das instituições federais da Zona da Mata e Vertentes

Como funciona o Enade?

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

e questionário de perfil dos alunos.

Segundo o Inep, as questões apresentam níveis de dificuldade diferentes a cada prova. Por isso, não é correto comparar o desempenho de alunos de cursos ou de anos distintos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade