Paraíba

Lá Vem o Enem 2020: saiba como as ondas do mar podem ser assunto da prova de física

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/10/2020 às 10:09:22 - Atualizado há
Elas são um ótimo objeto de estudo sobre ondulatória. Lá Vem o Enem 2020: saiba como as ondas do mar podem ser assunto da prova de física

Reprodução/TV Cabo Branco

Quem está muito focado nos estudos para o Enem tem que reservar um tempo para o descanso e a praia é um lugar muito frequentado para quem quer relaxar e aliviar a cabeça. Além disso, analisar e estudar o mar pode ajudar em alguma questão na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por isso, o Lá Vem o Enem 2020 conversou com vários profissionais, para entender como as ondas do mar podem cair na prova de física.

Acesse a plataforma de correção de redações do Jornal da Paraíba

Entre no canal do Lá Vem o Enem no Telegram

As ondas são um fenômeno físico, estudado na ondulatória, uma área da física. O professor Gustavo César explica que a ondulatório pode ser percebida através das ondas na água.

"Um pulso de onda na água, quando ele tá em alto mar, que a profundidade é grande, a velocidade dele também é grande. A velocidade desses pulsos em alto mar é elevada. Quando esse pulso vai chegando perto da costa, que a profundidade vai diminuindo, a velocidade dele também vai diminuindo", diz.

A velocidade desse pulso é proporcional à profundidade dele ou seja, quanto menor a profundidade, menor a velocidade. "Então, quer dizer que o pulso de água vai freando quando chega perto da areia. Vai freando quando chega perto da costa" disse o professor. Após isso, a onda "quebra", destaca.

Lá Vem o Enem 2020: professor explica como as ondas do mar se formam

Reprodução/TV Cabo Branco

A repórter Felícia Arbex nunca tinha entrado muito em contato com o mar ou o surf. Nascida em Minas Gerais, onde não tem praia, encontrou na Paraíba a oportunidade de aprender o esporte. "E eu não tinha muito essa noção da física da onda, não, viu? Eu achava que era só subir na prancha e vai que vai", diz.

Foi só com a prática que a repórter passou a analisar alguns aspectos, como, por exemplo, em qual direção a onda vai quebrar, para assim buscar a melhor posição no mar.

O surfista André Souza explica que fica observando bastante o mar, para saber como a onda se comporta e qual o melhor local para se posicionar. Além disso, ele observa bastante os sites de previsão de ondas. "Eles analisam questões meteorológicas e físicas da onda e passam a previsão de como vai ser a altura da onda, a direção e a altura da maré", conta.

Enunciados que trazem temas como ondas marinhas são comuns na prova de física, quando se fala em ondulatória. Por isso, a dica para o Enem 2020 é sempre estudar assuntos relacionados ao dia a dia e praticar bastante.

Lá Vem o Enem 2020: Saiba como Biologia Marinha pode ser assunto da prova

Reveja os vídeos do Lá Vem o Enem
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade