Anuncie Aqui - Local 01

Lá Vem o Enem 2020: saiba como as ondas do mar podem ser assunto da prova de física

Por PCV Comunicação e Marketing Digital em 20/10/2020 às 10:09:22
Elas s√£o um ótimo objeto de estudo sobre ondulatória. L√° Vem o Enem 2020: saiba como as ondas do mar podem ser assunto da prova de física

Reprodução/TV Cabo Branco

Quem est√° muito focado nos estudos para o Enem tem que reservar um tempo para o descanso e a praia é um lugar muito frequentado para quem quer relaxar e aliviar a cabe√ßa. Além disso, analisar e estudar o mar pode ajudar em alguma quest√£o na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por isso, o L√° Vem o Enem 2020 conversou com v√°rios profissionais, para entender como as ondas do mar podem cair na prova de física.

Acesse a plataforma de corre√ß√£o de reda√ß√Ķes do Jornal da Paraíba

Entre no canal do L√° Vem o Enem no Telegram

As ondas s√£o um fenômeno físico, estudado na ondulatória, uma √°rea da física. O professor Gustavo César explica que a ondulatório pode ser percebida através das ondas na √°gua.

"Um pulso de onda na √°gua, quando ele t√° em alto mar, que a profundidade é grande, a velocidade dele também é grande. A velocidade desses pulsos em alto mar é elevada. Quando esse pulso vai chegando perto da costa, que a profundidade vai diminuindo, a velocidade dele também vai diminuindo", diz.

A velocidade desse pulso é proporcional à profundidade dele ou seja, quanto menor a profundidade, menor a velocidade. "Ent√£o, quer dizer que o pulso de √°gua vai freando quando chega perto da areia. Vai freando quando chega perto da costa" disse o professor. Após isso, a onda "quebra", destaca.

L√° Vem o Enem 2020: professor explica como as ondas do mar se formam

Reprodução/TV Cabo Branco

A repórter Felícia Arbex nunca tinha entrado muito em contato com o mar ou o surf. Nascida em Minas Gerais, onde n√£o tem praia, encontrou na Paraíba a oportunidade de aprender o esporte. "E eu n√£o tinha muito essa no√ß√£o da física da onda, n√£o, viu? Eu achava que era só subir na prancha e vai que vai", diz.

Foi só com a pr√°tica que a repórter passou a analisar alguns aspectos, como, por exemplo, em qual dire√ß√£o a onda vai quebrar, para assim buscar a melhor posi√ß√£o no mar.

O surfista André Souza explica que fica observando bastante o mar, para saber como a onda se comporta e qual o melhor local para se posicionar. Além disso, ele observa bastante os sites de previs√£o de ondas. "Eles analisam quest√Ķes meteorológicas e físicas da onda e passam a previs√£o de como vai ser a altura da onda, a dire√ß√£o e a altura da maré", conta.

Enunciados que trazem temas como ondas marinhas s√£o comuns na prova de física, quando se fala em ondulatória. Por isso, a dica para o Enem 2020 é sempre estudar assuntos relacionados ao dia a dia e praticar bastante.

L√° Vem o Enem 2020: Saiba como Biologia Marinha pode ser assunto da prova

Reveja os vídeos do L√° Vem o Enem

Fonte: G1/PB

Comunicar erro
Paraiba de Premios
Anuncie Aqui - Local 03