Municípios Educação

UFSCar abre inscrição para vagas remanescentes de auxílio para acesso à internet e computador

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

20/10/2020 às 07:09:27 - Atualizado há
São 270 auxílios para estudantes de baixa renda; inscrição vai até quarta-feira (21). UFSCar em São Carlos

Gabrielle Chagas/G1

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições até quarta-feira (21) para estudantes de graduação em situação vulnerável solicitarem o auxílio para ter acesso à internet e computador para aulas a distância.

São 270 benefícios de R$ 1,5 mil. A inscrição e outras informações podem ser obtidas no edital.

Veja o edital completo

A ação é um trabalho conjunto entre a reitoria e as pró-reitorias de Administração (ProAd), de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Graduação (ProGrad). A universidade tem campi em São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri.

Inscrição

Podem se candidatar estudantes de graduação com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos e que estejam inscritos em Disciplinas do Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE).

Além do auxílio para a compra do computador, os estudantes que atenderem as condições necessárias irão receber chips para ter acesso a internet.

Após a inscrição, será realizada uma avaliação socioeconômica de todos os inscritos, segundo os pré-requisitos:

Ser estudante vinculado a um curso de graduação presencial da UFSCar;

Estar regularmente matriculado e com intenção de realizar as atividades acadêmicas no modo de ensino não-presencial emergencial (Enpe). Será preciso comprovar inscrição quando o estudante for chamado para ativar seus benefícios;

Apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;

Autodeclarar não dispor de computador exclusivo que tenha condições para realização das atividades acadêmicas;

Autodeclarar não ter acesso à internet, ou ter acesso muito restrito, que gere irregularidades ou descontinuidades, prejudicando a realização das atividades acadêmicas.

Auxílio

O auxílio poderá ser concedido em duas modalidades cumulativas. A primeira equivale a R$ 1,5 mil depositados diretamente na conta bancária do estudante para aquisição de computador.

O equipamento será do aluno, não havendo a necessidade de devolução após o período de aulas remotas. Caso contemplado, após a compra o estudante deverá enviar a nota fiscal correspondente à UFSCar, conforme o Artigo 10 do edital.

Já a segunda é o fornecimento de chips com acesso a pacote de dados de internet, também sem necessidade de devolução e sem qualquer custo. O pagamento do valor de manutenção do pacote será mantido durante o período de atividades remotas.

Recursos financeiros

O auxílio à compra de computador provém do orçamento da UFSCar, realocado de outras despesas previstas. Já o benefício de acesso à internet será custeado pela universidade à estudantes com renda entre meio e 1,5 salário mínimo. Abaixo de meio salário mínimo, será o Ministério da Educação (MEC) que pagará.

A medida visa dar suporte aos alunos que tiveram as aulas suspensas em 16 de março devido à pandemia. Naquele momento, a Universidade optou por interromper o período letivo da graduação uma vez que nem todos teriam condições de acompanhar as atividades que viessem a ser realizadas a distância.

De abril a julho ocorreu o Período Letivo Suplementar, com atividades de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPES).

A oferta e a adesão às atividades foram facultativas tanto aos professores quanto aos estudantes. Em 31 de agosto teve início o Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE), com atividades curriculares sendo realizadas a distância.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade