Anuncie Aqui - Local 01

Nova avaliação do governo mostra o dobro de municípios em bandeira verde, na Paraíba

Por PCV Comunicação e Marketing Digital em 17/10/2020 às 19:12:58
Apesar de saldo positivo, ocupa√ß√£o de leitos de UTI adulto aumentam em todo o estado. Plano Novo normal mostra o dobro de municípios em bandeira verde, na Paraíba

SES-PB/divulgação

Uma nova avalia√ß√£o feita pelo governo da Paraíba, que mostra uma transi√ß√£o de cidades da bandeira amarela para a verde foi divulgada, no início da noite deste s√°bado (17). Essa é a 10¬™ avalia√ß√£o feita pelo Plano Novo Normal do estado e norteia medidas preventivas para impedir o avan√ßo do coronavírus nos municípios.

Sobre as ocupa√ß√Ķes dos leitos hospitalares de UTI para adultos em todo o estado, uma compara√ß√£o entre a 9¬™ e a 10¬™ avalia√ß√£o apontam um comportamento de aumento de 2,86% na 1¬™ Macrorregi√£o de Saúde, que é a √°rea de Jo√£o Pessoa e regi√£o, 0,86% na 2¬™ Macrorregi√£o, que é a √°rea de Campina Grande e outros 69 municípios, e expressivo aumento de 12,57% na 3¬™ Macrorregi√£o, que é a regi√£o do Sert√£o.

A avalia√ß√£o evidencia que subiu de 13 para 26 o número de cidades na bandeira verde, representando 11% com menores restri√ß√Ķes em rela√ß√£o às medidas preventivas. Ela leva em considera√ß√£o indicadores como percentual de novos casos, de mortes, ocupa√ß√£o da rede hospitalar e percentual de isolamento social.

O estudo destaca que municípios classificados em bandeira amarela na 9¬™ avalia√ß√£o, feita h√° duas semanas, permaneceram nessa condi√ß√£o, representando 81% dos municípios paraibanos. Com a transi√ß√£o, seis cidades que estavam em bandeira verde regrediram para a amarela, e outras cidades que estavam na classifica√ß√£o laranja, evoluíram também para a amarela.

De acordo com os dados informados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), n√£o houve regress√£o da bandeira amarela para a bandeira laranja, apresentando a mesma redu√ß√£o de 8% dos municípios paraibanos. Ao todo, 13 cidades evoluíram para a bandeira amarela.

Mesmo apresentando uma pequena evolução das bandeiras, a SES diz que isso não significa que a população deve se descuidar, mas ao contrário disso, eu mantenha as medidas de prevenção para não haver piora nos casos. Medidas como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social devem continuar sendo mantidas.

Fonte: G1/PB

Paraiba de Premios
Anuncie Aqui - Local 03