Municípios Economia

Pesquisa da CNI mostra consumidor ainda sem confiança em setembro

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

01/10/2020 às 13:56:04 - Atualizado há
Índice Nacional de Expectativa do Consumidor ficou abaixo da média histórica. De acordo com a entidade, isso é reflexo dos efeitos da pandemia sobre a economia, em especial sobre o emprego e a renda. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) somou 42,8 pontos em setembro, 3,3 pontos abaixo da média histórica do índice, 46,1 pontos, e 4,5 pontos abaixo do último resultado disponível, em dezembro de 2019.

As informações, que foram divulgadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (1), são fruto de pesquisa com 2.000 pessoas, em 127 municípios, entre 17 e 20 de setembro.

Pela metodologia do levantamento, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do consumidor. "Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança", explicou a entidade.

"A piora da confiança do consumidor é explicada pela piora das expectativas: os consumidores estão pessimistas com relação à evolução dos preços, do desemprego e de sua renda. Além disso, percebem piora em suas condições financeiras", informou.

De acordo com a entidade, a queda do INEC em setembro, na comparação com dezembro, é comum a todos os perfis de consumidor considerados na pesquisa.

"Destacam-se as quedas do INEC entre consumidores com renda familiar maior do que 5 salários mínimos (-7,4 pontos), os que possuem ensino superior (-6,8 pontos), aqueles com idade de 25 a 34 anos (-5,5 pontos) e os que moram em capitais (-5,3 pontos)", informou.

Acrescentou que os menores índices são registrados entre a população de renda familiar até 1 salário mínimo (INEC de 40,4 pontos), entre os consumidores que residem nas capitais (41,1 pontos), os com ensino superior (41,4 pontos) e os que residem na região Sudeste (41,6 pontos).
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade