Municípios Educação

Escola que tiver caso de Covid deve reavaliar manutenção de atividades, diz ministério em guia sobre retomada

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

18/09/2020 às 20:41:40 - Atualizado há
Guia do Ministério da Saúde traz dicas básicas e indica que gestores devem avaliar situação de cada município e estado. O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (18) um documento sobre a retomada das atividades escolares. Nas 16 páginas do arquivo (Orientações para retomada segura das atividades presenciais nas Escolas de Educação Básica no Contexto da Pandemia da Covid-19, aqui em PDF), a pasta compila dicas básicas de higiene e reforça que a responsabilidade na condução do processo de reabertura é das autoridades locais.

Em um dos pontos, o Ministério se propõe a responder à pergunta: "O que fazer com casos de Covid-19 na escola?".

"Em situação de caso confirmado, os profissionais e a comunidade escolar devem ser informados, e as atividades escolares devem ser reavaliadas" - Ministério da Saúde

A pasta não divulgou orientações mais específicas e não respondeu, durante coletiva de imprensa nesta sexta, qual o protocolo exato que deve ser adotado nessa situação ou quais as possíveis consequências da "reavaliação".

Crianças e Covid-19: veja em 7 pontos o que a ciência já sabe sobre o tema

OMS alerta para prejuízos no fechamento prolongado de escolas durante a pandemia

No documento, o ministério apenas cita que "é necessário acompanhar as normativas estaduais e municipais sobre o retorno às aulas, distanciamento social e demais iniciativas de enfrentamento da Covid-19".

"A finalidade [do guia] é garantir condições de segurança para quando voltarem as aulas, as escolas terem condições de higiene e os alunos retomem às aulas com segurança", disse Élcio Franco, secretário-executivo do ministério.

Medidas de prevenção

Além do ponto sobre a reavaliação das atividades quando houver casos confirmados, o ministério lista medidas de prevenção:

Capacitar profissionais

Manter comunicação constante com a comunidade escolar

Preservar distância mínima de 1 metro entre alunos

Uso de máscara pelos alunos

Evitar atividades em grupo

Limpeza das mãos e etiquetas respiratórias

Manter ambientes limpos

Evitar uso de áreas comuns

"O retorno às aulas será decidido pelo gestor local baseado em aspectos relativos a variação da curva epidemiológica, a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde e a outros critérios que ele poderá considerar para tomar essa decisão." - Élcio Franco, secretário-executivo

Rio de Janeiro vive vai e vem de reabertura das escolas particulares

Repasse de verba

O Ministério da Saúde informou ter repassado R$ 454,3 milhões para apoiar as atividades de retomada nas escolas.

"Esse recurso ele pode ser utilizado para comprar exatamente o que o muitos gestor tem dificuldade para comprar: como álcool gel, como material de higiene, de limpeza, máscara para criança e adolescente que acharem necessário", disse Raphael Câmara Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde.

Escolas privadas de Natal foram as primeiras a retomarem aulas presenciais no Rio Grande do Norte, durante a pandemia da Covid-19

Anna Alyne Cunha

VÍDEOS: Boas iniciativas durante a pandemia
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade