Municípios Economia

Bolsas dos EUA fecham sem direção única, com novo tombo das ações de tecnologia

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

16/09/2020 às 22:03:44 - Atualizado há
O índice tecnológico Nasdaq fechou em queda de 1,25%, o S&P 500 recuou 0,46%, e o Dow Jones subiu 0,13%, na contramão de seus pares. Nasdaq fechou em queda de 1,25%, a 11.050,47 pontos

Brendan McDermid/Reuters

Os índices acionários de Nova York fecharam sem direção única nesta quarta-feira (16), apesar do Federal Reserve (Fed, o BC americano) sinalizar que manterá a meta da sua taxa de juros de referência em níveis próximos de zero até pelo menos o fim de 2023. As ações de tecnologia, que ficaram em segundo plano nos últimos dias, voltaram a liderar as perdas em Nova York.

Após ajustes, o índice tecnológico Nasdaq fechou em queda de 1,25%, a 11.050,47 pontos, anotando a pior performance na sessão. O S&P 500 recuou 0,46%, a 3.385,49 pontos, enquanto o Dow Jones subiu 0,13%, na contramão de seus pares, a 28.032,38 pontos.

O Fed seguiu o roteiro amplamente esperado e anunciou nesta quarta que manterá a meta da taxa dos Fed Funds (a sua taxa de juros de referência) estável no intervalo entre 0% e 0,25%. A autoridade monetária americana anunciou também que a taxa de desconto permanece estável a 0,25% e que não ampliará o volume dos seus programas de compras de ativos.

O BC americano revisou também as suas projeções, indicando que a meta de juros deve permanecer estável em níveis próximos de zero por todo o período coberto pelas projeções. Os números indicaram também a expectativa de que a inflação não deve ultrapassar a meta de 2% em nenhum momento até 2023, reforçando a expectativa de juros estáveis até o fim do período.

Com apoio do Brasil, candidato dos EUA é eleito presidente do BID

A expectativa de alguns analistas de que o Fed daria mais detalhes sobre a estratégia da autoridade monetária para a inflação foram frustradas, porém, com o presidente da instituição, Jerome Powell, decidindo não dar números exatos, mesmo depois de ser questionado.

A reunião concluída hoje foi a primeira após o Fed anunciar a adoção de uma abordagem de meta de inflação média (AIT). De acordo com a nova abordagem, o Fed permitirá que o nível de preços da economia supere temporariamente a meta de 2%, para compensar períodos anteriores em que permaneceu abaixo desse nível, efetivamente elevando a meta de juros da instituição.

Destaques do pregão

As ações de tecnologia voltaram a protagonizar os movimentos no mercado acionário americano. O setor ficou na ponta negativa do S&P 500, fechando em queda de 1,56%, seguida pelas perdas de 1,21% das ações de serviços de comunicação.

Entre as ações específicas, destaque para a oferta pública inicial (IPO) de ações da Snowflake, uma companhia de armazenamento em nuvem do Vale do Silício, na Califórnia. Na sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), a ação da companhia fechou com valorização de 112,88%, a US$ 255,45, depois que a Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, concordou em investir US$ 250 milhões na empresa.

Os papéis do grupo de empresas conhecido como "Faang" fecharam em queda: Facebook recuou 3,27%, Apple desvalorizou 2,95%, Amazon caiu 2,47%, Netflix fechou em queda de 2,45% e Alphabet, dona da Google, recuou 1,50%.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade