Municípios Mundo

ONGs denunciam torturas contra opositores de Lukashenko em Belarus

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

16/09/2020 às 16:02:12 - Atualizado há
Os testemunhos descrevem humilhações, como ficar nu de joelhos no chão, e golpes, algumas vezes até a perda da consciência. Manifestantes protestam contra reeleição do presidente de Belarus. Cores vermelha e branca representam a oposição ao governo no dia 6 de setembro

Associated Press

Uma ONG bielorrussa recolheu testemunhos de vítimas da repressão em Belarus que mencionam prisões arbitrárias, humilhações e espancamentos durante a detenção. A Human Right Watch (HRW) também denuncia casos de violência e a Organização mundial contra a tortura (OMCT) fala de crimes contra a humanidade.

A ONG bielorrussa de defesa dos direitos humanos Viasna, uma das raras a trabalhar em Belarus, recolheu os testemunhos das vítimas. Suas histórias são parecidas: uma prisão arbitrária pela polícia, seguida de apreensão de documentos pessoais e transferência em centros de detenção. Depois disso, as primeiras humilhações, como ficar nu de joelhos no chão, e os primeiros golpes, algumas vezes até a perda da consciência.

Líder opositora em Belarus denuncia que foi ameaçada

"A tortura está em todos os lugares, não somente em Minsk. Recebemos testemunhos vindos de diferentes cidades. É um tipo de punição. Uma punição coletiva e politicamente motivada após as manifestações contra o poder", diz Valentin Stefanovich, da Viasna. "Por exemplo, se a polícia encontra em seu telefone fotos das manifestações, ela te marca com uma tinta de uma cor específica e você é espancado de maneira mais severa que os outros", explica.

Sem números confiáveis

A Viasna fala de centenas de casos de torturas desde o começo das manifestações em agosto. Nenhum resultou em investigações, enquanto ao menos 27 processos criminais foram abertos pela Justiça bielorrussa contra os opositores, segundo a ONG.

A OMCT pediuao Conselho de direitos humanos da ONU na terça-feira (15) que realize uma investigação independente. O Conselho decidiu debater em urgência a situação no Belarus, na sexta-feira (18) em Genebra.

A Human Right Watch também documentou diversos casos de tortura de manifestantes anti-Loukashenko nos dias seguintes à eleição presidencial de 9 de agosto: espancamentos, eletrochoques, prisões em lugares lotados, insalubres e sem comunicação.

"Não é normal estarmosna Europa, em 2020, com uma repressão brutal como essa. Ver um estado usar estas táticas contra uma população pacíficaé extremamente preocupante", disseem entrevista à RFI Jonathan Pedneault, da HRW. "É uma coisa que deve ser denunciada e punida", completa.

Nos últimos dias, as forças de segurança fizeram novamente prisões massivas de manifestantes, acompanhadas de violência.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade