Saúde

Boitatá e Breaking Bad: as curiosidades envolvendo a fosfina, encontrada em Vênus

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

16/09/2020 às 14:32:51 - Atualizado há
Fosfina é produzida na atmosfera terrestre por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade industrial. Bryan Cranston e Aaron Paul em 'Breaking bad'

Divulgação

Um grupo internacional de cientistas anunciou na segunda-feira (14) a descoberta de fosfina na superfície do planeta Vênus, um gás que não é produzido naturalmente na Terra, indicando, assim, que pode existir vida microbiana no planeta vizinho. Na Terra, a substância foi descoberta no século 18, teve e tem inúmeros usos e já inspirou folclores e até cena do seriado Breaking Bad.

Douglas Galante, astrobiólogo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), lembra que uma cena do famoso seriado Breaking Bad, ajuda a entender como o gás é de fácil produção em laboratórios e altamente inflamável.

"No primeiro episódio, aquela explosão que o personagem faz para escapar dos perseguidores dele é exatamente fosfina que ele produz. Então, vocês já sabem que fosfina é um gás muito tóxico, apesar de ser produzido por alguns organismos vivos", explica Galante em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (16).

Gás, água e gelo: entenda o que a ciência já achou e onde concentra as buscas por vida fora da Terra

No Brasil, um dos fenômenos mais famosos produzidos pela fosfina é o fogo-fátuo, que deu origem ao folclore do Boitatá.

"A fosfina, junto com o metano, ela é um dos responsáveis por fazer o famoso fogo-fátuo ou, no nosso folclore, o Boitatá, que é aquela aparição espectral que parece perseguir as pessoas nos cemitérios", explica o astrobiólogo.

"No final, aquilo [fogo-fátuo] é gás, que produz uma emissão luminosa que aparece em ambientes de degradação de matéria orgânica e pouca presença de oxigênio", descreve Galante.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade