Paraíba

MPF investiga trânsito irregular de catamarãs no Caribessa, em João Pessoa

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

16/09/2020 às 13:02:10 - Atualizado há
Área faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (UPA) de Naufrágio Queimado. Caribessa, em João Pessoa

Dayse Euzébio/Secom-JP

O Ministério Público Federal na Paraíba instaurou um inquérito civil público para investigar o trânsito de catamarãs na praia do Bessa, em João Pessoa, numa área que é popularmente conhecida por Caribessa. A portaria é assinada pelo procurador Bruno Galvão Paiva e está publicada no Diário do Ministério Público Federal Eletrônico desta quarta-feira (16).

Praia do Bessa oferece esportes aquáticos e bares tradicionais aos visitantes

Em suas justificativas, o procurador lembra que a área faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (UPA) de Naufrágio Queimado. Ele diz ainda que a ação civil pública tem o objetivo de garantir a proteção do meio ambiente e "apurar supostas irregularidades no trânsito de catamarãs e outras embarcações". Algo que estaria "expondo a riscos os frequentadores do local e provocando a destruição de corais".

Procurado pela reportagem, o empresário David Montenegro, que foi quem primeiro começou a explorar a área e que a batizou de Caribessa, concordou que é necessário que haja um ordenamento da exploração realizada pelos catamarãs, para promover assim um turismo sustentável. "É preciso se preocupar com o despejo dos dejetos, e até a quantidade de pessoas por catamarã", comentou.

Já o presidente da Associação de Catamarãs, Antônio Andrade, disse que só vai se pronunciar após obter mais detalhes sobre o caso.

De toda forma, o procurador registra que o objetivo é aprofundar as investigações quanto aos impactos gerados pela atividade turística nos corais e, ainda, avaliar as possibilidades e os limites para o trânsito de embarcações no local.

Praia de João Pessoa ganha o apelido de 'Caribessa' por causa da água transparente
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade