Municípios Mundo

Julgamento da extradição de Assange é interrompido pela Covid-19

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

10/09/2020 às 12:37:38 - Atualizado há
A companheira de um dos advogados foi diagnosticada com Covid-19. As audiências serão retomadas na semana que vem, determinou a juíza. Protesto pela liberação de Assange com ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, a estilista Vivienne Westwood,o editor-chefe do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsonn, o pai de Assange, John Shipton, e o cantor Roger Waters

Peter Nicholls/Reuters

A Justiça do Reino Unido suspendeu, nesta quinta-feira (10), as audiências no julgamento sobre a extradição para os Estados Unidos do fundador do Wikileaks, Julian Assange.

O adiamento aconteceu porque a companheira de um dos advogados apresentou sintomas de Covid-19. A previsão é que o processo seja retomado na segunda-feira.

"Devido à incerteza da situação, a audiência está suspensa", anunciou a juíza Vanessa Baraister.

O julgamento para decidir se Assange será extraditado aos Estados Unidos havia começado em fevereiro, mas daí foi interrompido. As audiências foram retomadas neste semana. Elas devem durar entre três e quatro semanas.

Veja um vídeo sobre o início da audiência, em fevereiro.

Começa, em Londres, o julgamento de extradição de Julian Assange, fundador do Wikileaks

Divulgação de segredos militares e diplomáticos

Assange, de 49 anos, é processado por 18 acusações de espionagem e atividades de pirataria de dados nos Estados Unidos, onde enfrenta uma condenação de 175 anos de prisão.

Em 2010, ele divulgou mais de 700 mil documentos confidenciais sobre as atividades militares e diplomáticas dos Estados Unidos, principalmente no Iraque e Afeganistão.

O australiano expressou repetidamente nos últimos meses seu medo de contrair o coronavírus na prisão de alta segurança de Belmarsh, perto de Londres, onde está detido.

"Não deveríamos estar aqui hoje, seria um risco para nosso cliente", afirmou Edward Fitzgerald, um dos advogados de Assange.

O advogado que representa as autoridades americanas concordou que seria injusto seguir adiante sem que o interessado pudesse comparecer à audiência pessoalmente e apoiou a suspensão.

A maioria dos advogados de ambas as partes continuaram o procedimento por videoconferência nesta quinta-feira, à espera dos resultados do teste de Covid-19 da pessoa suspeita de portar o vírus, previstos para sexta-feira.
Fonte: G1
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade