Paraíba

Lista tríplice de candidatos à Reitoria da UFPB é definida por conselhos

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

10/09/2020 às 12:37:33 - Atualizado há
Eleição dos conselhos coincidiu com resultado da consulta on-line. Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Krys Carneiro/G1/Arquivo

A lista tríplice para escolha dos nomes que concorrem à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi definida pelo Conselho Pleno da instituição em reunião realizada nesta quinta-feira (10). A lista vai ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) até a sexta-feira (11), segundo a reitora Margareth Diniz, para ser submetida à escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A escolha do Conselho Pleno segue a lista que deu base à consulta on-line realizada no último dia 28 de agosto, conforme determinado pelo juiz federal Rodrigo Rodrigues na quarta-feira (9).

Com isto, o novo reitor da UFPB deve ser escolhido dentre as três chapas concorrentes: Terezinha Domiciano, da Chapa 2, a mais votada; a Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros; ou a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia.

Na votação do conselho, a chapa de Terezinha obteve 47 votos. Já a chapa de Isac conseguiu 45 votos e a de Valdiney não obteve nenhum voto.

A votação teve início às 10h30, quando os três conselhos superiores da instituição – Consuni, Consepe e Conselho Curador – definiram a lista tríplice que será encaminhada ao MEC.

Antes da votação, o procurador da UFPB, Carlos Octaviano Mangueira, orientou os membros sobre a decisão da Justiça. "A liminar é expressa dizendo que a votação de hoje tem uma utilidade de mero reposicionamento das chapas concorrentes. A lista tríplice já está feita, com o resultado da consulta. A lista já está completa", explicou.

No último dia 2 de setembro, Carlos Octaviano Mangueira emitiu parecer que sugeria ao Consuni a anulação das eleições realizadas para a reitoria da instituição, já que teria havido uma suposta fraude nas eleições para a reitoria da instituição. O Consuni, no entanto, rejeitou a denúncia e homologou, nesta quarta-feira (9), o resultado da eleição.

A votação

A candidata mais votada na consulta eleitoral foi Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que obteve a soma ponderada e normalizada de 964,518. A Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade