Paraíba

Labimec aponta curva decrescente dos casos de covid-19 e número de óbitos na PB

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

08/08/2020 às 11:59:10 - Atualizado há

Novo estudo sobre análises e estatísticas doLaboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), daUniversidade Federal da Paraíba(UFPB), divulgado neste fim de semana, relativo aosefeitos e avanço da Covid-19 no Estado, aponta que a Paraíba vem numacurva decrescenteda doença com umaredução significativano número de notificações decasos confirmadosdo novo coronavírus, além dequeda no número de óbitos, ao mesmo tempo em que onúmero de pacientes recuperados aumenta consideravelmente.

Se confrontado junto aos dados doboletim divulgado na semana epidemiológica 09, quanto os publicados nasemana 10 doboletim LABIMEC, observamos842 óbitos contra 709 desta semana, representando umadiminuição de 133 notificações. Levando em conta o número decasos confirmados,temos uma queda ainda mais significativa, quando foram apontados9.064no boletim anterior contra8.712 desta semana, chegando a umaredução de 352 notificações de casos.

Análise Perfil dos Óbitos

Um perfil foi construído pelo LABIMEC a partir de dados dos óbitos do novo coronavírus no Estado para o dia 02 de Julho e, a partir dele, foi possível verificar que70,7% das vítimas tinham mais de 60 anose74% tinham pelo menos 01 comorbidade. As vítimas estão distribuída em41,4% mulheres e 58,6% em homens. A média de idade foi 67,9 anos, maior que semana passada.

Dentre as comorbidades mais comuns, destacam-se, em ordem decrescente: diabetes (33,8%), hipertensão (32,5%), cardíacos (19,9%), obesidade (6,7%), doenças neurológicas (6,3%), fumantes (3,6%) e neoplasias malignas (2,3%).

O tempomédio de início de sintomas até o óbito ficou em 13 dias, dentro do observado em outros países. Foram adicionamos informação do local do óbito, sendo que, 91,9% deles ocorreram em hospitais públicos, 4,9% em hospitais privados, 2,7% em sua residência e 0,5% não foram informados. O LABIMEC ressaltou que a"análise dos locais de óbitos não é suficiente para medir a eficiência do serviço público ou privado de saúde".

Imagem reprodução – Estudo sobre análises do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC)

Processo de Interiorização do Covid-19

Segundo o levantamento, há um processo de interiorização do novo coronavírus no Estado da Paraíba, e para evidenciar esse fenômeno, o estudo propôs as seguintes etapas:

•Análise da variação na quantidade de cidades que confirmaram seu primeiro caso de Covid-19;
•Análise da participação dos casos confirmados dos 6 municípios mais afetados em relação aos novos casos de João Pessoas (epicentro do Covid-19 no Estado);
•Por fim, análise da participação das regiões metropolitana de João Pessoa em relação ao resto dos municípios do estado e das zonas metropolitana de Campina Grande, Guarabira e Patos.

Análise das Regiões Metropolitanas

Uma análise da evolução da participação da região metropolitana de João Pessoa em relação aos demais municípios do Estado também foi realizada. Segundo ele, exatamente no dia 05 de junho, a zona metropolitana deJoão Pessoa passa a representar menos de 50% dos casos da Paraíba.

Quanto as regiões metropolitanas de Campina Grande, Guarabira e Patos, foi apontado uma evidente estabilização da participação das zonas dos 3 municípios nos casos confirmados de Covid-19. Diferente do apontado no boletim passado, a situação dessa semana é similar a da semana passada, o que ainda não indica umsinal de reversão da curva.

Fonte: Página1 PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade