Prefeitura de Campina publica cartilha com normas para retomada do setor de eventos

Prefeitura de Campina publica cartilha com normas para retomada do setor de eventos
As atividades do segmento foram liberadas pelo prefeito Romero Rodrigues, nesta sexta-feira (7), e devem ser retomadas a partir da próxima sexta (14). Prefeitura de Campina publica cartilha com normas para retomada do setor de eventos

PMCG/Divulgação

A prefeitura de Campina Grande publicou, na noite desta sexta-feira (7), uma cartilha com normas para a realiza√ß√£o de eventos na cidade. As atividades do setor foram liberadas pelo Romero Rodrigues e devem ser retomadas a partir da próxima sexta (14).

Prefeito de Campina Grande autoriza retomada do setor de eventos na cidade

Cartilha para retomada de eventos

O documento mostra que a cidade obedecer√° a quatro etapas de progress√£o de limites de público. O material aponta protocolos gerais para a realiza√ß√£o dos eventos, divididos em seis partes:

higiene

distanciamento social

monitoramento de informa√ß√Ķes

progress√£o de limites de público

cuidados específicos no local de trabalho

cuidados específicos para colaboradores

Progress√£o de limites de público

Protocolos de higiene

Acesso de participantes permitido apenas com uso de m√°scaras;

Acesso do hall de entrada do evento com tapete contendo produto desinfetante;

Medi√ß√£o de temperatura nos acessos ao evento, com impedimento de entrada para casos com temperatura superior a 37,8¬ļ;

Proibido o uso de bebedouros sem a disponibilização de copos descartáveis;

Oferecimento de √°lcool em gel ou unidade de higieniza√ß√£o (pia ou dispenser sanit√°rio) em locais estratégicos da √°rea de eventos;

Higienizar com √°lcool 70%, ou √°gua sanit√°ria, locais de maior permanência ou manuseio dos participantes e colaboradores no mínimo 3 vezes ao dia (balc√Ķes, vitrines, limite de stands);

Acessos com circulação livres de toque, sem uso de maçanetas pelos participantes, com exceção de acesso a áreas internas, restritas e sanitários;

Manter um ciclo de limpeza de ventiladores e ar-condicionado não superior a 15 dias e sempre realizar limpeza antes da realização dos eventos;

N√£o compartilhar utensílios pessoais;

Uso de EPIs obrigatório a todos os colaboradores, inclusive luvas, sendo o uso de protetor acrílico facial obrigado a todos os que mantiverem contato com participantes sem o intermédio de barreiras físicas;

A higieniza√ß√£o de √°reas de caixa/financeiro deve ser feita, no mínimo, uma vez a cada turno e sempre na troca de colaboradores;

Caso as mesas e cadeiras estejam em áreas de circulação de pessoas, estas devem ser limpas pelo menos duas vezes ao dia, independente do uso;

Instala√ß√£o de pias para lavagem das m√£os também na √°rea externa aos sanit√°rios;

Disponibilização de guardanapos embalados de uso individual nas áreas de alimentação;

Preferência ao uso de meios digitais de pagamento;

Proibido a√ß√Ķes de panfletagem.

Distanciamento social

Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre colaboradores e participantes, quando n√£o for possível cria√ß√£o de barreira física;

Prioriza√ß√£o de reuni√Ķes e atendimento ao público por meios digitais e reuni√Ķes virtuais;

Demarca√ß√£o no ch√£o dos espa√ßos das filas, obedecendo distanciamento mínimo de 1,5m;

Acesso controlado, evitando a utiliza√ß√£o de um mesmo acesso como entrada e saída, bem como circula√ß√£o cruzada em √°reas internas;

Escalonamento de equipes nos horários de trabalho, reduzindo interação entre grupos;

Cria√ß√£o de barreira física entre atendente e participante, ou dist√Ęncia mínima de 1,5 metro;

Evitar apertos de m√£o, abra√ßos e contatos próximos;

Colaboradores do grupo de risco afastados para teletrabalho, em home office;

Quando n√£o for possível o distanciamento das mesas, a ocupa√ß√£o destas deve ser de forma alternada;

Priorização ao atendimento de serviços de alimentação em áreas externas;

É facultativo a estipula√ß√£o de tempo m√°ximo de permanência dos participantes nos eventos, favorecendo o acesso a outros participantes;

Mesas limitadas ao atendimento de até seis pessoas simultaneamente;

Acesso aos eventos negado para pessoas do grupo de risco;

Todos os eventos devem apresentar plano de saída escalonada de público;

Acesso por self-check in pela internet, n√£o em totens, para congressos e reuni√Ķes de negócio;

Suspensão do serviço de manobrista;

Abertura antecipada, de no mínimo de 2h antes do evento;

Monitoramento continuado da contagem de público, mantendo a taxa de ocupa√ß√£o inferior aos par√Ęmetros indicados na Progress√£o de Limite de Público;

Em eventos de auditório, utilizar altern√Ęncia de cadeiras quando n√£o for possível o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre elas;

Planejamento de saída do público de forma escalonada, com indica√ß√£o nos tickets (preferencialmente digitais);

N√£o autorizar o atendimento de público no camarim.

Denúncias sobre o descumprimento das regras podem ser feitas ao Procon Municipal pelos telefones 151, (83) 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749. As empresas ser√£o notificadas e poder√£o ter as atividades encerradas imediatamente.