Saúde

Covid: assintomáticos têm carga viral de coronavírus tão alta quanto a dos pacientes com sintomas, diz estudo

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

06/08/2020 às 17:52:51 - Atualizado há
Estudo observacional isolou 303 pacientes com o Sars CoV-2. Entre eles, 110 estavam assintomáticos no começo do estudo (36,3%). Os índices de RT-PCR de ambos os grupos foram parecidos, sugerindo que, independentemente dos sintomas, todos os infectados têm capacidade de transmissão. 4 de julho - Drones sobrevoam o rio Han mostrando mensagens para apoiar o país, enquanto medidas para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19) continuam, em Seul, na Coréia do Sul

Handout/South Korea's Ministry of Land, Infrastructure and Transport/AFP

Um estudo liderado por pesquisadores da Soonchunhyang University, da Coreia do Sul, isolou 303 pacientes com teste laboratorial positivo para o Sars CoV-2. Eles observaram que os pacientes assintomáticos, mais de 30% do grupo, têm carga similar àqueles que apresentam os sintomas durante a Covid-19. O resultado sugere que todos os infectados, independentemente do aparecimento dos sintomas, são capazes de transmitir da doença.

Dados do estudo:

Participaram 303 pacientes, que foram isolados em um centro comunitário de tratamento na Coreia do Sul;

110 deles (36,3%) estavam assintomáticos no momento do isolamento;

21 (19,1%) dos assintomáticos eram, na verdade, pré-sintomáticos, já que desenvolveram os sintomas posteriormente;

A carga viral observada por meio de testes RT-PCR foi similar em todos os pacientes.

A idade média do grupo isolado foi de 25 anos (22 a 36 anos) e 66,3% eram mulheres. Doze pessoas apresentavam comorbidades - 10 tinham hipertensão, uma tinha câncer e outra tinha asma. O tempo médio de desenvolvimento dos sintomas dos pacientes sintomáticos (193) foi de 15 dias (13 a 20 dias).

Após 2 semanas do teste positivo, 33,7% dos assintomáticos já apresentaram exame RT-PCR negativo para a Covid-19; em três semanas, a taxa subiu para 75,2%. No caso dos pacientes com os sintomas, esses índices foram de 29,6% e 69,9%, também para duas e três semanas da confirmação do vírus, respectivamente.

Assintomáticos podem ter uma proteção imunológica mais fraca contra o Sars CoV-2

Transmissão de coronavírus por assintomáticos intriga cientistas

"Embora a alta carga viral observada em pacientes assintomáticos aumenta uma possibilidade de risco de transmissão, nosso estudo não foi desenhado para isso", disseram os autores, que chamam a atenção para a necessidade de "grandes estudos epidemiológicos e experimentos mais rigorosos".

"Neste estudo de coorte de pacientes sintomáticos e assintomáticos com infecção por Sars CoV-2 isolados em um centro de Cheonan, na Coreia do Sul, os valores de carga viral entre os grupos foram semelhantes. O derramamento molecular viral foi prolongado. Como a transmissão por pacientes assintomáticos com Sars CoV-2 pode ser um fator-chave para a disseminação na comunidade, pode ser necessária uma vigilância populacional e o isolamento de pacientes mesmo sem sintomas".

Entre as limitações da pesquisa apontadas pelos próprios cientistas, está o fato de que "é possível que os pacientes assintomáticos não tenham sido representativos de todos os pacientes" da comunidade, já que outros estudos também apontam para resultados falsos positivos e negativos em testes da Covid-19.

Um em cada três contaminados pela Covid-19 continuam com sintomas após três semanas

Ministério da Saúde muda orientação para pacientes com sintomas leves de Covid

Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade