Paraíba

Mais de 11 mil tartarugas marinhas ameaçadas de extinção são soltas para o mar, na Paraíba

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

02/08/2020 às 17:05:13 - Atualizado há
Ao todo, 179 ninhos foram rastreados pela ONG Guajiru entre outubro de 2019 e julho de 2020. ONG Guajiru salva mais de 11 mil filhotes de tartarugas e consegue os melhores números dos últimos cinco anos

Rita Mascarenhas/ONG Tartarugas Urbanas Guajiru

A ONG Guajiru realizou a soltura e o encaminhamento para o mar de 11.568 filhotes de tartarugas marinhas entre outubro de 2019 e julho de 2020, o que corresponde ao último período reprodutivo da espécie no litoral paraibano. O levantamento foi publicado neste domingo (2), indicando também que a equipe da ONG conseguiu rastrear 179 ninhos. São os números mais expressivos dos últimos cinco anos.

De acordo com Danielle Siqueira, que computou os dados pela ONG Guajiru, a espécie tartaruga-de-pente, que é classificada como "criticamente ameaçada de extinção", é a mais comum do litoral paraibano, o que torna o trabalho ainda mais importante. "Os números são relevantes e mostra tamanho empenho e esforço da equipe como um todo", comenta.

Ela pondera ainda que, por causa da pandemia de coronavírus, a equipe da ONG foi drasticamente reduzida em 2020, mas ainda assim conseguiu-se números relevantes. E explica que o caso paraibano é extraordinário porque se trata de umas das poucas praias urbanas do mundo que ainda registram desovas de tartarugas.

"Algumas delas vão ser capaz de chegar à fase de atividade reprodutiva, de maturidade sexual, que no caso desta espécie é aos 30 anos de idade. É um longo período. Mas alguns desses filhotes vão voltar para a praia e deixar descendentes", comemora.

Danielle fala também de uma particularidade das tartarugas que, segundo ela, deixa todos ainda mais animados. "Este tipo de tartaruga tem fidelidade ao lugar de nascença. Então a tartaruga que nasceu aqui vai voltar para desovar na mesma praia que nasceu. É a garantia de que vai haver tartarugas desovando no litoral paraibano por vários anos daqui para a frente".

A Guajiru tem 18 anos de história. Atua no litoral paraibano, com ênfase na praia de Intermares e de Ponta de Campina, ambas em Cabedelo, onde estão a maioria dos ninhos.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
Contato Editorial: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade