Saúde

Não se pode falar em abertura econômica sem que a curva de contágio da Covid-19 esteja controlada, alerta comissão da ONU

Por PCV Comunicação e Marketing Digital

30/07/2020 às 13:48:47 - Atualizado há
Em coletiva conjunta com a Organização Pan-Americana de Saúde, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, ligada à ONU, alertou para as perdas econômicas trazidas pela pandemia e reforçou necessidade de auxílio às populações para que medidas de contenção do novo coronavírus possam ser cumpridas. Pessoas com máscaras passam por mercado em frente a mural no mercado das pulgas de El Chopo, na Cidade do México, no dia 25 de julho.

Pedro Pardo/AFP

A secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, afirmou nesta quinta?feira (30) que é necessário controlar a transmissão da Covid-19 antes que atividades econômicas sejam retomadas.

"Não se pode falar em abertura econômica sem que a curva de contágio da Covid-19 esteja controlada", alertou Bárcena.

Em coletiva conjunta com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Cepal, que é ligada à ONU, apresentou um relatório em que alerta para as perdas econômicas trazidas pela pandemia, mas também destacou que, entre a economia e a saude, a prioridade é a saúde.

"A escolha entre saúde e reabrir a economia é false", frisou a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne.

Etienne frisou que o relaxamento das medidas deve ser baseado em uma analise de riscos, inclusive da capacidade de tratar mais pacientes e de reintroduzir as restrições, se necessário.

O relatório das organizações frisou a quantidade de pessoas na América Latina em grupos considerados vulneráveis: são 85 milhões de idosos, 60 milhões de indígenas, 70 milhões de pessoas com deficiência e 130 milhões de afrodescendentes, que têm mais risco de contágio e de desenvolver casos graves ou de morrer pela Covid-19.

DISPARIDADE: Mortes por Covid-19 são o dobro entre mulheres grávidas pretas em relação a brancas no Brasil, mostra estudo

Especialistas das entidades reforçaram a necessidade de auxílio financeiro às populações para que medidas de contenção do novo coronavírus possam ser cumpridas. Entre as medidas propostas para garantir esse auxílio estão uma renda de emergência, por 6 meses, para toda a população abaixo da linha de pobreza. A iniciativa incluiria uma quantia a mais para as pessoas em pobreza extrema.

Aumento da pobreza

As duas líderes latinoamericanas alertaram para o aumento da pobreza por causa da pandemia de Covid-19.

A expectativa é de que o número de pessoas desempregadas na região aumente de 18 para 44 milhões, enquanto a pobreza deve subir 7 pontos percentuais, alcançando mais 45 milhões de pessoas.

Além disso, o PIB per capita deve cair aos níveis de 2010, e as exportações da região devem ter queda de 23%.
Fonte: G1/PB
Comunicar erro
Portal Conceição Verdade

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Conceição Verdade