TV News - Local 01

NÃO À MUDANÇA DO NOME DA AVENIDA SOLON DE LUCENA, NA CIDADE DE CONCEIÇÃO/PB!

QUEREMOS DEIXAR BEM CLARO, QUE NÃO TEMOS NADA CONTRA O POSSÍVEL NOME QUE POSSIVELMENTE SUBSTITUIRIA O NOME DE SOLON DE LUCENA, CASO O PREFEITO SANCIONE O PROJETO DE LEI. SOMOS CONTRA UNICAMENTE A MUDANÇA E A FORMA COMO A PROPOSTA E A VOTAÇÃO DA MUDANÇA CONTECEU, SEM ANTES A CÂMARA CONSULTAR A POPULAÇÃO E SEM O AVAL DA POPULAÇÃO, DOS MORADORES E COMERCIANTES DESTA RUA E DESTA CIDADE!

Por Francisco Fidelis Mangueira Gomes em 25/05/2020 às 16:01:48

NÃO À MUDANÇA DO NOME DA AVENIDA SOLON DE LUCENA, NA CIDADE DE CONCEIÇÃO/PB!

Olá meus amigos e minhas amigas! Em nome de uma imensa parcela da população de Conceição, QUE JÁ DEU SUA OPINIÃO PELAS REDES SOCIAIS, viemos aqui fazer o nosso protesto pelo projeto de lei que propõe a mudança de nome da Av. Solon de Lucena, sem o aval da população de Conceição e sem a consulta previa desta população!

ESTAMOS AQUI SIMPLESMENTE PARA DIZER NÃO A MUDANÇA DO NOME DA AVENIDA SOLON DE LUCENA, EM CONCEIÇÃO PB! NÃO QUEREMOS NENHUMA MUDANÇA!

Você quer, que o nome da Avenida Solon de Lucena, em Conceição seja mudado? Responda simplesmente sim ou não?

Esta deveria ter sido a primeira pergunta da Câmara de Vereadores de Conceição, a população, antes de propor tal mudança! Nós, como uma imensa parte da população de Conceição, somos contra a mudança do nome da Avenida Solon de Lucena, que é a principal Avenida de Conceição e a Avenida Postal da cidade para qualquer outro nome! Simplesmente somos contra a mudança do nome para qualquer outro nome, qualquer que seja, independentemente se ela vai receber o nome de A, B ou C.

Somente queremos que o nome desta avenida continue sendo mesmo, pois esta avenida tem este nome há quase 100 anos. Supomos que, tendo em vista que Solon de Lucena, que foi governador da Paraíba duas vezes, e morreu em 1926, e por isto supomos que esta avenida recebeu este nome logo após a sua morte, nos calor das emoções dos políticos da época!

QUEREMOS DEIXAR BEM CLARO, QUE NÃO TEMOS NADA CONTRA O POSSÍVEL NOME QUE POSSIVELMENTE SUBSTITUIRIA O NOME DE SOLON DE LUCENA, CASO O PREFEITO SANCIONE O PROJETO DE LEI. SOMOS CONTRA UNICAMENTE A MUDANÇA E A FORMA COMO A PROPOSTA E A VOTAÇÃO DA MUDANÇA CONTECEU, SEM ANTES A CÂMARA CONSULTAR A POPULAÇÃO E SEM O AVAL DA POPULAÇÃO, DOS MORADORES E COMERCIANTES DESTA RUA E DESTA CIDADE!

Se esta Avenida foi batizada por este nome é porque os representantes de Conceição do passado escolheram este nome por algum mérito do homenageado ou por algum outro motivo, que precisa ser respeitado, e não vem a nós agora ao caso, de fazer o julgamento do mérito. O que desejamos é que simplesmente o nome da Avenida não seja mudado, para nenhum outro nome, por nenhum motivo. Somente por isto!

A população pergunta: Que pressa danada é esta para aprovar um projeto que não traz nenhum benefício diretamente para a população, e aprovar um projeto no calor das emoções e dos sentimentos!

A Câmara de Vereadores de Conceição também aprova às pressas, algum projeto social, algum projeto cultural, algum projeto de aumento dos salários dos servidores, algum projeto que venha ser socorro das famílias carentes desta cidade, principalmente nesta época de pandemia, em que muitas famílias estão desempregadas, sem trabalhar e passando fome? Imaginem que daqui há algumas décadas, meses ou anos, quando morrer novamente mais um filho ou filha ilustre de Conceição, vão querer mudar o nome de qual rua? De qual praça? De qual escola?

É preciso respeitar as nossas tradições do passado e as decisões dos nossos antepassados! Quero ver se este tipo de mudança aconteceria em cidades como Salvador, Areia, Recife, Ouro Preto, Monteiro, que são cidade que respeitam a cultura e a tradição do seu povo!

Imaginem que os vereadores lá da nossa capital, João Pessoa, que tem o Parque da Lagoa, batizado de Parque Solon de Lucena, ou na cidade de Patos, que tem o nome da sua principal avenida com o nome de Solon de Lucena, desejassem trocar de nomes estes lugares por alguém que no passado mais recente, eles julgassem, que fizeram algo de mais relevante para a cidade ou para o estado. Sem o aval da população isto nunca aconteceria!

Imaginem que a cidade de João Pessoa que tem avenidas como: Epitácio Pessoa, Rui Carneiro, Rui Barbosa, Tancredo Neves, Ayrton Senna, e que a cada 100 anos mudassem de nome simplesmente porque os legisladores da atualidade, não se lembram mais dos feitos dos homenageados do passado e agora querem substituir os nomes, por nomes da atualidade, porque seus feitos estão mais lembrados em suas mentes.

Isto é não respeitar a história!

Os nobres vereadores de Conceição, eleitos prometendo escutar a população e fazer a vontade do povo, deferiam ocupar seu precioso e muito caro tempo, pago pelo contribuinte, apresentando projetos sociais, projetos culturais, projetos educacionais, projetos estruturais para nossa cidade, e não ocupar o seu mandato, somente em mudar nomes de ruas e dar nomes a ruas! Poupem-nos!

Não estamos aqui para defender, condenar ou condecorar Solon de Lucena, ou o nome de A, B ou C, ou qualquer outra pessoa pública que venha a ser homenageado.

Estamos aqui para exigir que a história de nossa cidade seja respeitada, e acima de tudo que seja respeitada opinião pública de Conceição.A população de Conceição discorda da proposta de mudança, não pelo nome de quem se pretende homenagear. Simplesmente, porque a população não quer a mudança do nome, para nenhum outro nome, simplesmente, e que se mantenha o mesmo nome da Avenida Solon de Lucena, independentemente de quem ele foi ou deixou de ser. Só isto!

Como pode uma Câmara de Vereadores, apresentar um projeto polêmico como este e não consultar a população e aprová-lo em menos 4 horas? Pelo menos os moradores e comerciantes da referida rua que serão aqueles que passarão pelos mais diversos transtornos e despesas de mudança de endereços, em bancos, contas, escrituras, CNPJ, Averbação, etc, deveriam ser consultados?

A Câmara e a Prefeitura vão arcar com estas despesas? Não dizem que a Câmara é a casa do povo, e que faz a vontade do povo? Os vereadores de Conceição seriam no mínimo respeitosos com a população da cidade, que os elegeu, se tivessem dado um prazo de pelo menos duas sessões para que a população fosse convocada a dar a sua opinião. Não existe um expediente na Câmara chamado Audiência Pública? Você gostaria que mudassem o seu nome depois de 100 anos ou de 70 anos, sem você ser consultado?

Tanta coisa para se mudar na cidade de Conceição e vão mudar justamente o nome da rua mais conhecida da cidade!

Tanta rua sem nome em Conceição e vão mudar de nome logo a rua mais conhecida da cidade! Sinceramente a população não ver com bons olhos certos mandatos de vereadores que somente sabem mudar nome de rua, dar nome de rua, dar votos de aplausos, de pesar, de condolências e esquecem que seu papel principal é apresentar projetos que beneficiam a cidade, cobrar melhorias para o povo e solicitar benefícios para a cidade, entre outros.

Tanta coisa boa para se fazer em Conceição e os vereadores que são pagos com dinheiro do povo, passam uma única sessão toda debatendo para mudar o nome da principal rua da cidade. É uma perca de tempo!

Como muitas pessoas dizem e temos dito: poupem-nos!

Seria no mínimo respeitoso para o com o povo que mora nesta rua e nesta cidade, antes de votar a mudança, ouvir o povo! Sabemos que, quem se pretende homenagear é mais que merecedor, e merece homenagens até maiores.

NÃO TEMOS NADA CONTRA O NOME DE WILSON BRAGA! TEMOS CONTRA A MUDANÇA! E NÃO QUEREMOS A MUDANÇA DO NOME DA AVENIDA! SOMENTE ISTO! QUEREMOS QUE A AVENIDA PERMANEÇA COM O MESMO NOME.

Outras homenagens podem e devem ser dadas ao grande governador, mas não mudar o nome de ruas! Talvez dar um nome a uma avenida de que não tem nome, ou criar uma nova avenida e obra e dar o nome a ele, ou colocar o seu em uma obra que ele construiu o u deixou na cidade. Simplesmente!

Uma internauta, que é advogada, fez a seguinte reflexão em um comentário em postagem em na cidade, advogada diz o seguinte:

"O silêncio dos vereadores de Conceição sobre a mudança de nome da Avenida Solon de Lucena para Governador Wilson Braga e a rapidez em fazer mudança é intrigante. A importância do cidadão, do homem público, do político atuante, Wilson Braga, é inquestionável. O ilustre conterrâneo merece todas as honrarias da casa legislativa da cidade onde nasceu. No entanto, causou espanto e surpresa a muitos filhos de Conceição o conhecimento da notícia, via nota plantada em uma coluna social de um jornal da capital do estado. Não estou criticando a iniciativa, mas sim a pressa, a exclusão do povo no processo. A mudança de nome de ruas/avenidas traz implicações burocráticas, econômicas e, por vezes, jurídicas. Projetos ousados como esse precisam ser debatidos com os moradores e com a população em geral. A Câmara tem o dever de informar a todos que possuem imóvel em rua, cujo nome é alterado, que é preciso fazer averbação no registro em cartório. É dever também dos representantes do povo informar aos comerciantes da avenida que transtornos e ônus serão maiores para eles, porque além da averbação do imóvel, é preciso mudar o contrato social, notas fiscais e tudo o que for exigido legalmente sobre o endereço, bem como fazer alteração em serviços de banco, água e energia elétrica. Por isso, o povo deve participar da discussão do projeto. A homenagem ao filho célebre poderia esperar. Um homem público da estatura de Wilson Braga, com certeza, não estaria de acordo com a aprovação de um projeto em homenagem a ele que exclui a participação popular. A Casa Legislativa Salustiano Leite tinha o dever de convocar audiência pública para discussão de tão importante matéria e não votar o texto secretamente, em pleno isolamento social, no silêncio da pandemia. Mudar nome de rua é um ato político e em sociedades democráticas não há ato político sem a participação do povo.

Outra internauta diz o seguinte:

"Em nenhum momento eles pensaram na população. Agiram pela emoção e esqueceram a razão. Faltou razoabilidade mesmo. A Câmara deveria ter aberto um canal de ouvidoria popular. É preciso ouvir o povo para decidir sobre um assunto como esse. Ademais, nenhum vereador se posicionou formalmente sobre o projeto. Isso abre um precedente para outras arbitrariedades".

Respeitamos a opinião de quem pensa o contrário de nós. Mas simplesmente esperamos que a nossa opinião e a opinião dos outros cidadãos de Conceição, também seja respeitada, afinal de contas vivemos numa democracia e numa república. Quem decide é ou não é o povo? Não dizem que a voz do povo é a voz de Deus, e porque os vereadores de Conceição não escutam o povo? Apesar de que, em grande maioria das vezes, o povo geralmente é ludibriado, enganado, manipulado, por muitos políticos, para que seja veja feita a vontade deles e não a do povo!

Esperamos que o Prefeito Nilson Lacerda, use do bom senso democrático e escute o povo, e faça uma pesquisa de opinião púbica, uma audiência pública e escute a população, e simplesmente pergunte: Você acha que o nome da Avenida Solon de Lucena deve ser mudado?

Se a maioria aprovar a mudança, e der uma justificativa plausível, que seja feita a vontade da maioria do povo de Conceição, e não somente da maioria da Câmara de Vereadores de Conceição, e o grande Prefeito Nilson Lacerda, que foi Vereador, presidente da Câmara, é democrático e sempre escuta seu povo antes de tomar decisões, sancione ou rejeite este projeto, que não nenhum beneficio para a cidade, nem para os moradores da referida avenida!

Esperamos contar também com a ajuda e mediação do Ministério Público Estadual nesta matéria, a quem iremos procurar! Pedimos a ajuda dos advogados que não concordam a nossa assessorar. Convidamos você a manifestar também a sua opinião, escrevendo abaixo desta postagem e nos perfis das redes sociais dos vereadores de Conceição, do Prefeito de Conceição a sua opinião!

Estamos formando uma comissão para tratar do assunto e dialogar com o Prefeito Municipal de Conceição, com a Câmara de Vereadores e com o Ministério Público. E que seja respeitada a vontade do povo e o direito do povo!

ATENCIOSAMENTE

__________________________________________________________

FIDELIS MANGUEIRA

P/COMISSÃO DA POPULAÇÃO DE CONCEIÇÃO QUE NÃO CONCORDA COM A MUDANÇA DE NOME DA AVENIDA SOLON DE LUCENA!