A VERDADEIRA AMIZADE

AMIGOS E IRMÃOS DE VERDADE!

"Quem encontrou um amigo verdadeiro encontrou um tesouro". Até o impossível se torna possível quando a amizade e verdadeira" Há amigos que são mais chegados que um irmão! Provérbios 18, 24b.

Por Francisco Fidelis Mangueira Gomes

22/05/2020 às 17:26:48 - Atualizado há
"Quem encontrou um amigo verdadeiro encontrou um tesouro". Até o impossível se torna possível quando a amizade e verdadeira" Há amigos que são mais chegados que um irmão! Provérbios 18, 24b.

AMIGOS E IRMÃOS DE VERDADE

Somente sabemos quem são nossos amigos de verdade, nossos irmãos e familiares, na hora da precisão, do sufoco. Naquela hora em nos encontramos na lama, na sarjeta. Quem nesta hora aparece e lhe estende a mão, este sim é um verdadeiro amigo e irmão.

Não nos faltam amigos e parentes quando estamos felizes, na riqueza, com saúde, na hora da festa. Dificilmente nos faltam amigos nas horas dos banquetes, das bebedeiras ou quando estamos bem vestidos, com um carro do ano ou com muito dinheiro no bolso, etc.


Quantas pessoas sofrem muito nestas horas, pois lhes faltam estas condições e com isto também ficam longe os amigos, irmãos e familiares.


Como é bom quando alguém nos oferece um copo de água quando estamos morrendo de sede. Como é bom quando alguém nos oferece um prato de comida quando nós estamos morrendo de fome. Como é bom quando alguém nos oferece um casaco quando estamos congelando de frio. Como é bom quando estamos chorando e alguém se aproxima para enxugar nossas lágrimas e nos consolar. Como é bom quando estamos num momento de dificuldades e alguém nos entende a mãe e nos pergunta: "Você está precisando de alguma coisa? Posso fazer algo por você?" Como é bom quando estamos sentindo uma dor e alguém aproxima-se e nos oferece um remédio!


O maior exemplo de tudo isto nos foi dado por Jesus de Nazaré. Este foi o homem mais solidário que já existiu. Foi solidário até mesmo com os pecadores. Tinha um coração cheio de compaixão e misericórdia, de modo especial para com os mais necessitados de sua época: os pobres, os doentes, os cegos, os aleijados, as crianças, as mulheres, as viúvas, os idosos. Na verdade Jesus está sempre estendendo o seu ombro e abrindo seus braços e seu coração para os mais sofredores da terra. Ele enchia-se de sofrimento interior ao ver seus irmãos passando fome, sede, frio, dores, discriminação, exclusão, etc. Mas ele não ficava somente no sentimento interior. Ele agia, buscava libertar as pessoas de todo sofrimento, mudando as suas realidades de morte, resgatando a alegria e o prazer de viver feliz. Por isto Ele foi chamado de Salvador, pois deu a sua vida para que os outros tivesses vida.


"Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão", diz a canção. Eu digo assim, prova de amor maior não há que morrer no lugar do outro. E isto acontece conosco, quando vencemos o nosso egoísmo, a nossa indiferença, o nosso apego aos bens materiais e as porcarias que o mundo nos oferece e nos faz acreditar que seremos felizes com a indiferença, com o racismo e a discriminação..


Grandes homens e mulheres seguiram fielmente o exemplo de Jesus. Vale a pena lembrar de São Francisco de Assis, de Madre Teresa de Calcutá, Santo Antônio, etc. Quando nós seguiremos também o exemplo de Jesus e seremos de verdade amigos e irmãos uns dos outros?


É chegada à hora de novas atitudes, pois muita gente está sofrendo por causa da nossa falta de solidariedade, de nossas mentiras, injustiças, falsidades e calúnias e esperando nossos gestos de amor. Eu creio que o maior pecado da humanidade é a falta de solidariedade com os mais necessitados e sofredores da terra, com os excluídos. Não esqueçamos que somente seremos verdadeiros amigos, irmãos e servos do Senhor Jesus, quando formos verdadeiramente amigos, irmãos e servidores dos irmãos mais pobres e sofredores, pois onde há amor, fraternidade e solidariedade, Deus aí está.

Fidelis Mangueira

© 2024 Todos os direitos reservados ao Grupo PCV Comunicação e Marketing Digital
REDAÇÃO: 83-9.9932-4468

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Fidelis Mangueira