A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição, realizou nos dias 02 e 09 de Agosto na Câmara Municipal oficinas voltada para as equipes que atuam nas UBS, NASF e CEO sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso de Qualidade da Atenção Básica-PMAQ.

O PMAQ é um programa criado pelo Ministério da Saúde, para incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos e propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O objetivo principal do treinamento é capacitar as equipes da atenção básica para que possam trabalhar alinhando as diretrizes do PMAQ.

O Coordenador da Atenção Básica, Micheline Rikelsen, explicou que as equipes de saúde de Conceição já conseguiram atingir ótimos índices de avaliação do PMAQ. “As 8 equipes de saúde da família de Conceição foram certificadas com desempenho na Média, o que conferiu a Conceição bons recursos financeiros pelo cumprimento de todas as metas”.

Conceição avançou nessa questão pois, na atual gestão, por autonomia do Prefeito Nilson Lacerda, foi idealizado o Projeto de Lei do PMAQ, que disponibiliza os recurso a ser repassado em forma de bonificação, como prêmio de desempenho, para todos os profissionais da saúde.

Para Magnady Lacerda, secretaria de saúde, é importante buscar alternativas para valorização do servidor municipal. “Por meio do PMAQ, o governo faz questão de valorizar o servidor da Saúde, revertendo o benefício à categoria, e à população. Queremos que o PMAQ motive o trabalho das equipes para que continuem a cumprir as metas e valorizar os profissionais da atenção primária, por meio da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população”.

Conceição é um dos poucos municípios paraibanos com a qualidade de saúde garantida ao cidadão, que muitas vezes em outros municípios se compara atendimentos particulares, Tem sido compromisso da gestão Municipal de Conceição a valorização e capacitação de todos os profissionais envolvidos na administração.

Da redação – Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Acompanhe mais notícias do Conceição Verdade nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do Portal Conceição Verdade:
Telefone: (83) 99932-4468
WhatsApp: (83) 98180-8883
E-mail: redacao@conceicaoverdade.com.br